Pensar em boas estratégias de logística para a sua empresa é um importante diferencial para que ela ganhe mercado. É por isso que tanto as soluções que interferem direta quanto indiretamente nesse setor precisam ser conhecidas para que seja possível atuar na resolução de problemas ou no aperfeiçoamento de ações.
Em alguns casos, o gestor está tão envolvido com determinados processos rotineiros que acaba ignorando oportunidades claras de expandir sua atuação. Nesse caso, vale a pena conferir soluções interessantes para otimizar essa parte tão importante do seu negócio.
A seguir, você vai conferir 7 tendências em logística e entender como elas podem ser úteis para a sua empresa. Acompanhe e tire suas dúvidas!
1. Automatização
A modernidade se apresenta de diversas formas para as empresas. Portanto, cabe a cada gestor entender sua própria realidade e encontrar os diferenciais necessários tanto para baratear processos quanto para simplificar as ações de suas equipes.
Procurar automatizar algumas atividades é algo a ser considerado por qualquer empresa. Isso porque a automatização de processos permite integrar sistemas, dando às equipes condições para se tornar mais eficiente, fazer entregas de maneira mais rápida e precisa, diminuir os custos, otimizar tempo e espaço, diminuir os erros e a taxa de acidentes de trabalho.
De uma maneira geral, pensar na automatização é uma maneira de modernizar a logística empresarial e dar a ela uma série de características de uma marca protagonista no setor em que atua, como eficiência e padronização.
2. Internet das Coisas (IoT)
Indo mais adiante, podemos pensar em soluções mais específicas, como o de IoT. Ele se faz realidade na aplicação de sensores em diferentes tipos de itens, sejam eles eletrodomésticos, dispositivos, máquinas ou demais aparelhos que possam ser conduzidos de maneira remota. Assim, você pode usar aparelhos conectados à internet para manusear determinados itens.
Mas como a internet das coisas pode ser útil para a logística?
Primeiramente, ela dá a você condições para trabalhar com sistemas de ventilação inteligente, por exemplo, ou com inventários calculados assim que os processos são realizados. Isso sem falar na possibilidade de contar com informações precisas a respeito das condições de temperatura e umidade do espaço em que os produtos se encontram, além de receber notificações sobre a manutenção das máquinas, entre outros.
3. Economia colaborativa
Você pode terceirizar os processos de envio para empresas que trabalham exclusivamente com esse serviço, garantindo toda a estrutura necessária para fazer o seu negócio progredir. Outra opção é alugar frotas autônomas ou até utilizar armazéns terceirizados. Isso tudo permite a você simplificar consideravelmente seus processos, melhorando a experiência de seus consumidores e, é claro, reduzindo custos.
É bom lembrar ainda que a economia colaborativa está por trás de soluções que têm transformado radicalmente os mais diferentes segmentos de mercado. Um exemplo é o que o Uber faz com o transporte nas cidades, ou o que a Netflix significa hoje para a indústria do entretenimento.
Entender essa nova realidade e buscar integrá-la à sua empresa, de maneira a tirar o maior proveito possível dela, pode ser o passo decisivo para a evolução do empreendimento.
4. Entrega antecipada
Já imaginou fazer o seu produto sair do estoque antes mesmo de o cliente finalizar a compra? Pois isso é perfeitamente possível hoje! O segredo está em fazer o controle do histórico de compras do consumidor, além de registrar as pesquisas realizadas por ele na página da loja. Assim, você poderá oferecer produtos relacionados às preferências do cliente e ainda fidelizá-lo em função dessa personalização.
Uma vez detectado o interesse por determinado produto, encaminhe-o para o centro de transportes mais próximo do consumidor, de forma que, assim que a compra for fechada, o item esteja por perto. Isso fará com que, em vez de levar dias para chegar, a compra seja entregue em algumas horas.
Caso a aquisição não seja finalizada, basta verificar a localização do potencial comprador mais próximo e enviar o produto para o centro adequado.
5. Monitoramento
Que tal acompanhar o andamento do transporte da sua mercadoria com mais precisão? Existem opções para fazer isso e garantir não somente uma entrega mais qualificada, mas também tornar a experiência do cliente satisfatória o bastante para que ele se fidelize ou indique a sua empresa para parentes e amigos.
Para isso, é possível utilizar recursos GPS em veículos para monitorar suas cargas em tempo real. Ações assim garantem benefícios como melhor acompanhamento das entregas e antecipação de determinadas situações capazes de causar atrasos e gerar prejuízos.
Outra vantagem é que o cliente pode identificar onde se encontra o produto solicitado e, assim, se organizar da melhor maneira possível para recebê-lo. Conhecendo o status da entrega, esse consumidor não precisa ficar dias, ou mesmo semanas, esperando dentro de casa para receber seu pedido.
6. Impressões 3D
O avanço que a tecnologia trouxe com as impressoras 3D já é algo conhecido, mas qual é o impacto disso no dia a dia das empresas e do consumidor comum? Algumas pistas estão nas impressoras capazes de construir casas em regiões onde as condições climáticas são adversas.
Essas construções são feitas em menor espaço de tempo, com custo reduzido e excelente qualidade. Em breve, esse ganho de produtividade deve fazer parte da rotina das empresas que trabalham com objetos de estrutura padrão, gerando vantagens consideráveis. É questão de tempo até que esse tipo de solução contemple diferentes nichos de mercado.
Com essa tecnologia, será possível evitar atrasos, diminuir custos, economizar com estoque de produtos, manutenção, combustíveis, entre outros elementos fundamentais para a logística empresarial.
7. Logística de última milha
“Última milha” é como chamamos aquele momento em que uma mercadoria sai de um centro de distribuição e segue para o seu destino final. Trata-se da última etapa de viagem de um produto antes de chegar à porta do cliente.
Ter atenção especial a essa fase é fundamental para garantir que a empresa seja bem vista por quem mais importa: seus consumidores. Nesse sentido, contar com a tecnologia permite vantagens como um maior controle dos processos e atenção da empresa em relação aos envios, evitando problemas como atrasos, danos nas mercadorias, entre outros.
8. Self Storage
Já pensou em ter à sua disposição um espaço privado, onde é possível armazenar o que sua empresa precisa por um período determinado por você? Um local no qual você guarda ou estoca o que for necessário, sem que o ambiente da sua empresa fique pequeno demais para suas atividades?
Essa é a proposta dos self storages: oferecer ao cliente um ambiente seguro e adequado para guardar seus pertences. Uma vez trancado, somente quem é autorizado passa a ter acesso. Os depósitos são protegidos 24 horas por dia, além de serem um ambiente completamente limpo e organizado.
Trata-se de uma solução muito útil em termos de armazenagem para moveis, servindo também para o armazenamento de materiais como mercadorias, documentos, objetos pessoais, entre outros.
Viu só como a logística pode — e deve — ser um das questões estratégicas para o seu negócio? Essas inovações certamente trarão inúmeras vantagens para melhorar o seu posicionamento no mercado, então fique atento às sugestões e garanta a modernidade para a sua gestão.
Ficou interessado nessas tendências em logística e pretende aplicar alguma delas no seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…