Self storage: saiba como estocar tudo da sua casa com segurança.
Se você busca um lugar para guardar móveis, documentos e outros itens e não tem espaço suficiente em casa, saiba que existe uma forma bastante prática de resolver esse problema. Ainda pouco conhecido por aqui, mas muito comum nos Estados Unidos e na Europa, o self storage promete ser a solução para a falta de espaço nos lares brasileiros.
Acompanhe este post e saiba tudo sobre esse serviço!
O que é self storage?
É é a modalidade mais segura para guardar temporariamente tudo aquilo para o qual não se tem espaço em casa e que não precisa ser utilizado com muita frequência. Conhecido também como guarda-móveis, o self storage é um serviço que permite utilizar galpões de armazenamento, totalmente seguros, para deixar itens que não serão utilizados, mas que nem por isso podem ser jogados fora.
Apesar de estar ganhando popularidade no Brasil agora, nos Estados Unidos o self storage é bastante utilizado, com 13 milhões de m² disponíveis para armazenamento. Por aqui, existem cerca de 300 mil m² já preparados, sendo ofertados por aproximadamente 80 empresas do ramo — e a tendência é que esse número cresça cada vez mais.
Acha que nunca vai precisar do serviço? Atualmente, existem diversos momentos em que ele pode ser necessário: em mudanças para um apartamento menor, por exemplo, quando vários móveis podem não ter lugar no novo espaço; no período de reformas na casa, para não sujar ou estragar itens do lar; ou, ainda, para guardar aqueles itens de valor sentimental e que ocupam muito espaço, além de outros casos.
Como funciona o serviço?
Para a guarda dos objetos, o cliente escolhe o espaço mais adequado ao seus pertences, preenche o contrato de depósito e guarda os itens no local alugado. Os boxes ou galpões são fechados individualmente, e somente quem os contrata fica com os cadeados e senhas de acesso — nem mesmo a empresa tem acesso aos itens. O tempo de guarda é determinado também pelo cliente que, em geral, paga uma mensalidade pelo aluguel do espaço.
O serviço normalmente fica localizado em áreas centrais e de fácil acesso, justamente para facilitar o alcance do cliente aos itens armazenados. Além do mais, existem diversos tamanhos de box e galpões, e você só paga pelo espaço que vai usar, assim como pelo tempo que for preciso.
Quais são as vantagens de utilizá-lo?
Não é difícil perceber a utilidade do serviço. Com o preço do metro quadrado dos imóveis subindo cada vez mais, é comum que as construtoras ofereçam apartamentos com metragens reduzidas, de forma a baratear as vendas. Assim, o espaço disponível dentro do lar tem ficado cada vez mais limitado, sendo preciso, então, uma alternativa para a guarda de diversos objetos.
A falta de burocracia e a praticidade do serviço também atraem. Com os documentos pessoais e um comprovante de endereço, já é possível alugar um box em lojas de self storage. Em geral, é preciso informar apenas o valor aproximado dos itens, para que seja gerada uma apólice de seguro.
Entretanto, é bom saber: o serviço não permite o armazenamento de produtos químicos ou perecíveis, assim como de materiais ilegais, como armas e drogas. O cliente assume, assim, toda a responsabilidade pelos itens armazenados.
Conseguiu entender o que é o self storage? Então siga nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!