Você já deve ter ouvido falar ou mesmo visto, em alguns filmes e seriados, empresas que oferecem um espaço para a guarda e o armazenamento de qualquer tipo de material. Nesses espaços, você pode guardar desde pertences pessoais e móveis, até produtos, documentos ou qualquer outro material da sua empresa.
Comercialmente, essa é uma opção bem interessante a ser avaliada. Mas se você ainda tem alguma dúvida se o self storage vale a pena para a sua empresa, é hora de esclarecermos quais as vantagens e desvantagens dessa alternativa, de uma vez por todas.
Sem dar muitas voltas, para avaliar o quanto vale a pena, financeiramente, usar uma solução de self storage, vamos fazer um cálculo bem simples: o custo dos metros quadrados de que você precisa.
Dentro do espaço físico do seu negócio, suas despesas englobam tudo que é necessário para que você consiga fazer a empresa funcionar bem. Isso significa que você tem gastos com telefone, internet, água, sistemas de segurança, condomínio, IPTU, pessoal, etc.
Além disso, você precisa garantir que o seu escritório esteja bem apresentável para receber clientes, parceiros e fornecedores para reuniões e coisas do tipo.
Isso significa que, além do custo do imóvel, você precisa pagar por mais uma série de outros elementos importantes para uma empresa em plena operação. Mas esses itens não seriam necessariamente obrigatórios, no caso de um simples depósito.
Pense bem: o espaço de um depósito, que não recebe a visita de nenhum cliente ou parceiro, demanda o mesmo custo de manutenção por metro quadrado do que o restante da empresa?
Ainda que existam valores referentes à manutenção e segurança de um depósito, você não concorda que eles devem ser muito menores quando rateados entre vários clientes ao mesmo tempo, como no caso de um self storage?
A conta mais simples para confirmar que um self storage vale mais a pena do que estocar documentos, materiais ou produtos no próprio espaço da sua empresa é comparar o custo do metro de um self storage e o custo do metro quadrado do local onde funciona o seu negócio.
Some todas as despesas do espaço físico da companhia, desde o condomínio, impostos, IPTU, aluguel, internet, manutenção, e tudo mais de que precisa para fazer a sua empresa rodar. Divida o valor dessa soma pelo número de metros quadrados desse espaço. Será que fica mais barato do que o metro quadrado de um self storage?
Continuando o raciocínio, imagine que você esteja aumentando, diminuindo a empresa de tamanho ou mudando de local. Como fica a relação do seu custo de oportunidade?
Se estiver em processo de crescimento, provavelmente irá precisar fazer algumas compras de mobília ou mesmo de matéria-prima para agilizar a montagem do novo espaço ou unidade de negócio. Caso tenha alguma promoção no mercado ou oportunidade de compra, se não contar com um self storage, provavelmente irá perder essas chances.
Por outro lado, se estiver diminuindo a empresa e não tiver um espaço temporário para armazenar alguns materiais, acabará sendo forçado a vendê-los, o que pode ser uma grande perda.
Primeiro, porque talvez se trate de materiais que podem ter utilidade em um outro momento. Nesse caso, você terá que comprar tudo outra vez, o que vai sair mais caro.
Além disso, se tiver que vender tudo com pressa, para liberar algum imóvel alugado ou coisa do tipo, provavelmente, irá vender a preços bem baixos, para conseguir uma rápida liquidez.
Pode ser, ainda, que você esteja de mudança entre dois endereços. Nesse caso, você pode não ter um local para guardar tudo da sua empresa, enquanto aguarda a liberação das chaves do novo endereço.
Para entregar o imóvel inicial, vai acabar tendo que gastar mais dinheiro para, mesmo sem funcionar, manter todos os pertences guardados antes da mudança.
Esses cenários são vivenciados por empresários de todos os ramos e são situações que precisam ser resolvidas da forma mais rápida e barata possível. Afinal de contas, ficar gastando dinheiro em operações mais onerosas não é nada saudável para o seu negócio.
Ainda que o seu negócio não precise mudar de endereço, não esteja em um movimento de expansão ou de readequação, existe um aspecto bastante importante para que você considere a utilização de um self storage: a logística.
Sem falar na facilidade e agilidade para a utilização da solução, que não exige maiores burocracias e facilita bastante o processo de locação, ter à disposição um espaço de armazenamento em um local de mais fácil acesso, ajuda muito a impulsionar a sua operação.
Podendo guardar tanto matéria prima, como produtos acabados, um self storage serve perfeitamente como um centro de distribuição. O melhor de tudo é que ele se ajusta à sua necessidade.
Se estiver administrando um pedido muito maior do que o habitual, você pode, da noite para o dia, conseguir um armazém particular no meio da cidade. Se estiver montando estoque para algum evento ou data comemorativa, também poderá contar com essa solução.
Como o contrato de locação é mensal e não tem burocracia, como garantias e multas, à medida em que for liberando o espaço, é só entregar cada box alugado e, rapidamente, reduzir o seu custo de manutenção para o patamar original, outra vez.
Lembre-se que o acesso é garantido 07 dias por semana e cada box possui um contrato que oferece uma garantia de seguro de tudo que está armazenado.
Empresas que buscam priorizar a utilização do seu espaço para fins mais ligados ao objetivo principal do negócio, seja serviço, comércio, ou qualquer outro, podem utilizar a seu favor uma boa solução de self storage.
Operações de mudança de endereço, adequações do tamanho da companhia, bem como empreendimentos que buscam soluções de logística de maneira flexível, descomplicada e acessível, também devem considerar um self storage.
A forma mais simples de validar qualquer uma dessas tomadas de decisão pode ser uma simples comparação do custo do metro quadrado da sua empresa (levando em conta realmente todos os gastos), com o custo do metro quadrado de um self storage. Assim é possível enxergar o real benefício da solução.
Depois de entender bem melhor os benefícios e ver quais as principais situações em que um self storage vale a pena para empresas, que tal ficar a par de mais dicas sobre soluções para o seu negócio? Siga-nos no Facebook e descubra!
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…