Saiba como reduzir custos da sua empresa
A eficiência de uma empresa está diretamente ligada a algumas ações importantes, como a geração de lucro e o crescimento sustentável. Mas uma medida muito importante para qualquer negócio que deseja crescer é saber como reduzir custos.
Principalmente em tempos de crise, a redução de gastos pode fazer grande diferença para qualquer negócio, já que manter custos desnecessários apenas contribui para que a empresa gaste seus recursos a ponto de não conseguir se sustentar mais e fechar.
Mas não pense que cortar todos os custos que vir pela frente é o melhor a se fazer. Veja abaixo algumas dicas importantes que vão mostrar a você como reduzir custos do jeito ideal, sem prejudicar a sua empresa.
Conheça os custos da sua empresa
Antes de fazer cortes é muito importante conhecer quais são todos os custos de sua empresa. Faça um estudo minucioso dos processos, contratos, gastos e investimentos do negócio, assim você saberá com o quê e quanto o seu empreendimento consome.
Com isso, você conseguirá identificar quais são os custos essenciais, que não podem ser eliminados, quais são os que podem ser reduzidos e aqueles que podem ser alterados ou cortados sem trazer grandes prejuízos para a empresa.
Reduza as despesas fixas
Ao estudar os custos, você perceberá que existem despesas que são fixas e devem ser mantidas para que a empresa possa funcionar. Água, luz, aluguel e pagamento de funcionários, por exemplo, são custos que devem ser mantidos. Mas isso não significa que eles não podem ser revistos e, principalmente, reduzidos.
Estabeleça medidas para economizar o uso de recursos do negócio. No caso da água, você pode utilizar bebedouros e torneiras mais econômicas, por exemplo. O gasto com luz pode diminuir com o uso de lâmpadas de led ou aproveitando a luz natural. Na parte de suprimentos, apenas imprimir o que for realmente necessário e buscar aproveitar os dois lados da folha também ajuda a reduzir gastos com papel.
Veja todas as despesas fixas que a sua empresa tem e estude formas de reduzir o valor delas. Muitas vezes, medidas simples podem trazer grandes economias.
Controle bem o seu estoque
O estoque, muitas, vezes, não é tratado pelas empresas como deveria. Apesar de ser uma parte importante de qualquer negócio, o armazenamento incorreto e a falta de vendas faz com que o estoque se torne um problema, pois ele passa por depreciação e aumenta os gastos com armazenagem.
Por isso, tenha atenção especial ao seu estoque. Veja quais produtos têm mais e menos rotatividade e faça as compras de acordo com esses dados. Assim, você não terá de lidar com produtos encalhados.
Também é muito importante o armazenamento correto do estoque. Uma boa alternativa é contar com um self storage. Essa opção, além de trazer mais segurança e praticidade, ajuda a reduzir os custos do aluguel do escritório e de armazenagem, já que seu estoque ficará bem localizado e armazenado da maneira correta — quesitos mais difíceis de atender sem a ajuda de uma empresa parceira. Ao alugar um espaço de acordo com a necessidade, o custo fixo de aluguel se torna um custo variável.
Use a tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada na redução de custos de qualquer empresa. Hoje em dia, ferramentas de comunicação ajudam a diminuir os gastos com telecomunicações. Sai muito mais barato se comunicar pelo Skype ou WhatsApp do que por ligações do celular, por exemplo.
Portanto, veja quais são os aplicativos e ferramentas tecnológicas que podem integrar processos de sua empresa e trazer economia. São diversas ferramentas, muitas delas gratuitas e outras a preços acessíveis, que trarão benefícios como reduzir custos e aumentar a praticidade e rapidez de processos.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!