Com a chegada dos dias frios, é comum deixar as janelas da casa fechadas por mais tempo, ligar aquecedores ou prolongar alguns minutos no mormaço de um banho quente.
No entanto, atitudes assim, capazes de nos oferecer um ambiente mais aquecido no inverno, podem ser grandes aliadas no surgimento de mofos e bolhas nos cômodos.
Para evitar esse problema no nosso lar e proteger itens da umidade e temperatura, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como manter os espaços sempre arejados e iluminados.
Neste post, selecionamos algumas dicas especiais que vão te ajudar a aproveitar as baixas temperaturas de um jeito confortável e sem preocupações! Confira abaixo.
Você sabe o que é o mofo? Também chamado por bolor, esse tipo de fungo é causado e proliferado por umidade. Geralmente, aparecem com a ausência da luz e com a chegada dos dias frios e chuvosos, podendo se intensificar quando o ambiente não é muito ventilado.
Se engana quem imagina que o mofo é apenas um problema estético para o espaço! Esses micro-organismos causam um cheiro desagradável e facilitam o surgimento de algumas doenças respiratórias ou alérgicas, como resfriados, rinite, sinusite e asma.
Por isso, a dica é manter as janelas abertas, favorecendo a circulação de ar. Invista nessa ação principalmente em ambientes como o banheiro ou a cozinha, por serem espaços mais úmidos que os demais.
O mofo surgiu, e agora? Com algumas atividades, você pode eliminar o mal pela raiz! O primeiro passo é retirar os micro-organismos com um pano seco. Em seguida, esfregue o local contaminado com uma escova específica e, preferencialmente, de cerdas firmes. Por fim, misture 50 ml de água sanitária com um litro de água, passe com um pano úmido e deixe agir por alguns minutos. Lave a área e espere secar.
Se desejar, invista em um bom impermeabilizante e uma nova pintura para a sua parede. Lembre-se: não se esqueça de usar uma luva resistente em todas as etapas da limpeza!
Provavelmente, você já se deparou com as temidas bolhas nas paredes, não é mesmo? Em um ambiente fechado, qualquer variação de umidade e temperatura pode colaborar para o acúmulo de vapor d’água.
Nas paredes pintadas com tintas pouco diluídas ou impermeáveis, todo esse vapor fica contido e, ao se amplificar com o aumento da temperatura, causa o surgimento das bolhas. Para fugir do problema, prefira tintas permeáveis e procure sempre diluí-las antes da aplicação.
Se as bolhas surgiram na sua parede já pintada, a alternativa é descascar a região com uma espátula e aplicar a tinta novamente.
Infelizmente, o mofo não atinge apenas as paredes. Os problemas causados por esses micro-organismos também podem afetar os móveis da casa. Para evitar que a suamobília seja afetada pelos males da umidade e temperatura, a dica é manter os objetos afastados a uma distância de 5 centímetros da parede.
O seu móvel é embutido? Então, preste atenção da parede onde ele está colocado. Se o seu armário está embutido em uma parede de quarto ou sala que faz divisão com um banheiro, é recomendado impermeabilizar um dos dois lados.
Assim, você evita qualquer desconforto futuro e protege os seus objetos por muito mais tempo!
Além de manter a casa arejada, iluminada e ter atenção aos móveis, uma boa opção é apostar em produtos anti-mofo para combater os incômodos causados pela umidade. No mercado, há diversos itens que te ajudam a retirar os micro-organismos do ambiente. Esse é o caso dos desumidificadores de ar e das famosas embalagens anti-mofo, que podem ser utilizadas em armários de qualquer espaço da casa.
Também é possível produzir manualmente alguns saquinhos com giz de lousa. Essa alternativa é ideal para guarda-roupas e evitar que roupas ou demais objetos sejam afetados pelo bolor. Quando o giz estiver úmido, é a hora de substituí-lo!
Gostou das nossas dicas sobre como proteger a sua casa dos males causados pela umidade e temperatura? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as dicas e novidades!
Para saber mais sobre organização, baixe agora o E-Book com os principais trechos do Best Seller a Mágica da Arrumação de Marie Kondo. Um material exclusivo Guardex para você.
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…