Por que o seu ambiente de trabalho está deixando os funcionários doentes?
O ambiente de trabalho pode testemunhar a favor ou contra a sua empresa. Um local agradável favorece o desenvolvimento do trabalho, melhorando o clima organizacional e o bem-estar da equipe. Um ambiente bagunçado transmite uma imagem negativa, afetando a saúde dos funcionários e até o relacionamento com os clientes.
Leia nosso post de hoje e descubra por que o seu ambiente de trabalho está deixando seus funcionários doentes!
A importância de um escritório limpo e organizado
Mais que uma preocupação estética, o ambiente é fundamental para a empresa, afetando até mesmo a saúde dos funcionários. Em 1982, a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um relatório sobre a Síndrome do Edifício Doente, que fala de doenças respiratórias agravadas por descuidos com o sistema de ventilação, pelo uso de carpetes e cortinas nos edifícios e pela presença de poeira e mofo.
A organização dos ambientes de trabalho tem um papel de máxima importância para o sucesso da empresa. Um local bagunçado dificulta a concentração do profissional, que se perde em meio a tantas informações. A falta de ordem torna-se um verdadeiro ruído e atrapalha a conclusão das tarefas mais simples.
Como organizar um bom ambiente de trabalho
Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas práticas para que você consiga manter um espaço convidativo e funcional:
Opte pela mobília branca
Móveis claros aumentam a sensação de amplitude e conferem um aspecto mais arejado ao escritório.
Padronize mesas e cadeiras
Uma sala com diversos modelos de cadeiras e mesas criam um ar confuso e bagunçado, mesmo que o ambiente esteja limpo. Procure padronizar o mobiliário para aumentar a sensação de ordem no local.
Preste atenção à ergonomia
As mesas devem ter a altura ideal para que os funcionários trabalhem com conforto. Os monitores devem ficar ao nível dos olhos. As cadeiras devem ser confortáveis, com regulagem de altura e apoio para os braços. Todos esses cuidados evitarão problemas com LER (lesões por esforço repetitivo).
Evite acúmulos
Mesas quebradas ou que serão usadas em outro ambiente não devem ficar no escritório. Procure descartá-las ou armazená-las em um local seguro para que não interfiram no espaço.
Organize a papelada
Documentos desorganizados e empilhados em cima da mesa dão a sensação de caos e causam perda de tempo. Quem já não teve que procurar algo importante e perdeu horas em uma montanha de papéis sem utilidade? Mantenha a documentação da sua empresa sempre organizada e guardada em lugar específico.
Não se esqueça da limpeza
A limpeza é muito importante para manter o clima saudável. Cuidado com tapetes que acumulam pó e podem afetar a saúde, contribuindo até para o desenvolvimento de alergias. O ar-condicionado deve passar por manutenções constantes, evitando a proliferação de bactérias.
Com o ambiente de trabalho adequado, os profissionais apresentarão melhores resultados e ficarão felizes em trabalhar em um lugar gostoso e agradável. Esses cuidados diminuirão as faltas provocadas por doenças, especialmente nos meses mais frios. A empresa, por sua vez, vai sentir melhoras na assiduidade dos funcionários e até mesmo atrair novos clientes, que terão uma boa impressão do lugar.
Visite o nosso blog e conheça mais dicas para otimizar o espaço físico e oferecer um melhor ambiente na sua empresa!
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