Mudar de casa costuma ser muito empolgante. Geralmente, a mudança é para um lugar maior, ou quem sabe até para sair do aluguel e viver em uma casa própria! Saber como organizar uma mudança é valioso para quem vai passar por esse processo, pois isso garante que esse momento de felicidade não vire uma situação estressante.
Para garantir uma mudança proveitosa, confira abaixo 5 dicas que vão te ajudar a selecionar tudo o que precisa para começar (ou recomeçar) sua vida no seu novo lar.
A seleção dos pertences é o primeiro passo a ser dado. O momento da mudança é oportuno para fazer uma triagem de tudo que você possui, identificando:
Uma boa ideia é usar caixas, cestos ou sacos de lixos com cores diferentes para ir separando cada categoria (por exemplo: verde para o que será mantido, amarelo para o que será doado e vermelho para o que será descartado).
A triagem descrita acima é mais efetiva se for feita em um cômodo por vez, pois assim você evita de misturar objetos de cômodos diferentes, e, quando chegar à casa nova, não perderá tempo separando o que deve ficar em cada lugar.
Esse trabalho não tem ficar sob a responsabilidade de apenas um membro da família, afinal todos que vivem na casa podem e devem colaborar. E ninguém melhor que a pessoa que mais usa determinado cômodo para saber o que pode ser aproveitado, doado ou descartado daquele ambiente.
Assim, os filhos podem separar os pertencentes de seus quartos, caso já tenham idade suficiente para isso, e quem usa mais as ferramentas mecânicas ou os utensílios de jardinagem e similares, responsabiliza-se pela triagem da garagem, por exemplo.
Para não contar apenas com a memória, que muitas vezes nos deixa na mão, é interessante anotar todos os objetos que de fato irão para sua nova casa.
Assim, caso alguém pergunte sobre aquele pertence que tinha na outra casa e que não acha mais, basta verificar a lista: se não estiver nela, provavelmente foi doado ou descartado.
A lista também ajuda a conferir se tudo o que estava previsto foi trazido de uma casa para a outra, afinal, em mudanças é comum perder caixas ou mesmo esquecê-las na casa antiga.
Um passo importante é: ao guardar em caixas o que será levado, escreva de forma visível o que cada uma delas contém e a qual cômodo pertence. Isso vai ajudar na hora de abrir as caixas para organizar os elementos no novo lar.
Além disso, identificar os objetos é importante para a manipulação das caixas: ao saber o que há dentro delas, as pessoas terão mais cuidado na hora de empilhá-las ou de transportá-las, especialmente se a caixa for de objetos frágeis (feitos de vidro, porcelana, objetos que não podem molhar, como papéis ou roupas, etc.).
Com as caixas identificadas por cômodo, fica mais fácil na hora de descarregá-las na casa nova: você pode colocá-las diretamente no cômodo onde deverão ser abertas.
Assim, o trabalho de carregar as caixas é feito apenas uma vez, não será necessário, posteriormente, levar cada uma para seu respectivo cômodo como acontece quando todas são deixadas em um mesmo lugar.
Gostou de saber melhor como organizar uma mudança? Seguir esses passos vai te ajudar a “dar uma geral” em tudo que você possui e levar para a casa nova aquilo que realmente for necessário. Para receber mais dicas e conhecer serviços que facilitam sua mudança, siga nossa página no Facebook!
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…