O que é self storage? Entenda agora o significado do termo!
A falta de espaço físico para armazenar, em estoque, produtos faz com que muitas pessoas recorram a soluções alternativas. É nesse contexto que entra a necessidade do uso do self storage.
Esse método é muito usado em alguns países europeus e nos Estados Unidos e vem sendo descoberto pelos brasileiros e ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Ele é uma novidade para quem precisa guardar seus bens em algum lugar apropriado com segurança e praticidade, mas não têm espaço suficiente para isso.
Contudo, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o que é um self storage e como ele funciona. Acompanhe a leitura!
O que é self storage?
O termo inglês “self storage” significa autosserviço de armazenamento de bens. Trata-se de um sistema inovador que disponibiliza vários boxes individualizados que são alugados e destinados para o depósito e armazenamento de objetos variados.
Mas não estamos falando de um mero guarda-volumes ou guarda-móveis. Esse sistema funciona como uma espécie de galpão para armazenar pertences de pessoas que estão em mudança de imóvel ou reformando suas casas, por um período de tempo já estabelecido.
O self storage é considerado uma extensão das casas. Nele, é possível depositar coleções, móveis, documentos e todo tipo de objeto que esteja ocupando muito espaço na residência do cliente.
Muitas empresas que não têm espaço disponível utilizam os boxes para guardar mercadorias e, como uma espécie de arquivo morto, para depositar aqueles itens que já não são mais tão necessários, mas não podem ser descartados de imediato.
Como surgiu?
Esse sistema começou a ser difundido nos Estados Unidos na década de 60 por empresas que armazenavam o seu estoque de mercadorias, móveis e até documentos. Para se ter uma ideia do sucesso do self storage por lá, existem mais de 2 bilhões de metros quadrados de boxes reservados para o depósito de itens. Hoje em dia, a maioria dos países já é contemplada com esse serviço.
O Brasil vem descobrindo essa prática nos últimos tempos. Infelizmente, muita gente pensa que ela serve somente para guardar móveis para quem está em processo de mudança de imóvel ou em viagens — o que não é verdade. O self storage é muito mais do que isso!
Como funciona?
O self storage dispõe de boxes individuais em um ambiente confortável, limpo e seguro, com monitoramento por câmeras e vigilância o dia todo. O cliente guarda os seus móveis ou demais pertences em boxes apropriados e de diversos tamanhos, tranca esses espaços com uma chave e a leva consigo.
Esse sistema é uma alternativa prática e com pouca burocracia. A locação é autorizada para pessoas físicas ou jurídicas. Elas assinam um contrato em que deverão pagar aluguel e seguro, normalmente mensal ou anual.
O ambiente oferece serviços de limpeza, boxes climatizados e dedetizados e vigilância 24 horas por dia. Ou seja, é uma ótima opção que dispõe de segurança e conservação frequentes.
O tamanho do box — sobrebox, mini, pequeno, médio, grande, por exemplo — varia conforme as necessidade de cada cliente: alguns conseguem acomodar toda a mobília de uma casa; já outros são menores e são destinados especialmente para guardar documentos e objetos pessoais pequenos.
O que pode ser guardado em um self storage?
Existem diversos produtos que podem ser armazenados nos boxes de um self storage. Apresentaremos uma lista com os itens mais comuns que são guardados nesses compartimentos.
Mobília em desuso
Muito útil para quem comprou um móvel novo e não sabe o que fazer ainda com o antigo, ou para quem está reformando a casa e precisa liberar espaço para fazer os ajustes.
Objetos de valor
Muitas pessoas guardam joias, coleções raras e demais peças de valor dentro de casa, o que é um risco constante. Além disso, pode surgir uma viagem e você não quer deixar tudo no imóvel sem a vigilância de ninguém.
Nesses casos, o auxílio de um self storage é muito útil. Ele garantirá a segurança e proteção para os seus bens até você voltar.
Material de trabalho
Alguns profissionais, como advogados, médicos, pintores, lojistas e músicos, têm grande volume de material usado para o trabalho — processos judiciais, livros, aparelhos médicos, instrumentos musicais, mercadorias, por exemplo.
Nem sempre eles têm espaço suficiente para armazenar esses itens em casa ou no escritório. Por isso, eles necessitam de espaço extra para guardar os materiais usados em seu ofício.
Documentação de empresas
As informações e dados documentais referentes à gestão da empresa são documentos valiosos e muito importantes. Assim, não é uma boa ideia deixar tudo amontoado em uma gaveta no escritório.
Por isso, é necessário garantir a segurança e legalidade desses comprovantes. Além disso, o ambiente do self storage é limpo e organizado, o que ajuda a conservar a papelada.
Material de estoque
Empresas físicas e aquelas que trabalham com e-commerce podem não ter espaço para guardar todas as mercadorias, principalmente os produtos com pouco consumo e rotatividade menor. Atento a esse fato, o self storage vem despontando como uma ótima solução para esse problema.
Quais são as vantagens do self storage?
Apresentaremos algumas vantagens desse sistema inovador:
- garante privacidade — o acesso é controlado por um cadeado eletrônico;
- apenas o cliente tem acesso a esses compartimentos;
- tem monitoramento 24 horas por dia;
- o contrato é simples e flexível — não exige fiador, fidelidade e multa por rescisão;
- o tamanho dos boxes sob medida — de acordo com as suas necessidades.
O uso do self storage no Brasil é seguro?
A Associação Brasileira de Self Storage — ASBRASS — é uma instituição pioneira no serviço de representação das empresas de self storage. Ela regulamenta esse setor e busca promover a qualidade dos serviços, assegurando, assim, qualidade e excelência no atendimento prestado e nas instalações disponíveis.
O self storage é uma solução de armazenamento de bens muito útil para pessoas físicas e empresas que querem guardar objetos diversos — desde roupas, documentos, objetos valiosos, coleções, equipamentos, carros, estoques de mercadorias, etc. —, mas não têm espaço suficiente para tanto nem querem se desfazer deles.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira os benefícios de armazenar seus bens em self storage!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!