Mudança – 8 coisas para se levar em consideração.
Mudar de casa não é simplesmente encaixotar os pertences e partir para um novo lar. Trata-se de algo que é naturalmente estressante e necessita de muito planejamento para que, na medida do possível, tudo ocorra de forma tranquila e sem grandes dores de cabeças.
Tendo isso em mente, algumas ideias simples e fáceis de serem colocadas em prática podem fazer toda a diferença, tornando esse processo mais descomplicado e barato.
Por isso, neste post, separamos uma série de dicas que vão te ajudar nesse processo e farão com que as coisas fiquem muito mais simples. Confira!
1. Separe uma grande quantidade de caixas
Quem está prestes a fazer uma mudança, precisa ter em mente que precisará separar uma grande quantidade de caixas para transportar com segurança os seus pertences.
Uma dica primordial é usar somente caixas com alças, pois elas podem fazer toda a diferença na hora de carregar os volumes. No entanto, se as caixas que você separou não possuem alças, não tem problema: basta utilizar um estilete para fazer pequenas aberturas nas laterais onde possa encaixar suas mãos e, assim, produzir uma alça.
2. Tome cuidado com os itens mais frágeis
Os itens mais frágeis merecem um cuidado redobrado. Uma dica é aproveitar os travesseiros, lençóis, almofadas e até mesmo bichinhos de pelúcia para amortecer o contato desses objetos com as paredes da caixa e evitar que, com possíveis impactos, eles venham a quebrar.
Ou seja, em vez de transportar os itens macios todos juntos, espalhe-os pelas caixas que contenham itens mais frágeis para que eles fiquem devidamente protegidos.
3. Identifique adequadamente as caixas
Para agilizar o processo de organização da casa nova, deixe as caixas devidamente identificadas. Afinal, já pensou ter que abrir uma até encontrar o objeto que estava procurando?
Desse modo, com uma caneta ou com etiquetas, anote o cômodo a que pertence aquela caixa, bem como a natureza do conteúdo que ela carrega. Por exemplo, se é uma caixa que está contendo todos os seus talheres e utensílios para cozinha, anote: “cozinha – talheres”.
4. Planeje onde cada móvel será colocado quando for mudar de casa
Seja os móveis usados ou os novos, é preciso que você já saiba onde vai colocar os móveis maiores, tais como cama, sofá, mesa de jantar, geladeira, entre outros. Afinal, ficar arrastando ou carregando esses móveis de um lado para o outro até encontrar o local mais adequado não será uma tarefa fácil.
Para ajudá-lo nessa empreitada, há diversos aplicativos na internet, os quais possibilitam que você faça a planta da sua casa em apenas alguns minutos, auxiliando você a antecipar sua decoração, de maneira rápida e simples. Caso queira saber mais, clique aqui.
Para quem prefere o bom e velho papel, é possível também fazer um esquema da sua planta em um papel quadriculado e recortar os móveis em um tamanho proporcional. Dessa forma, será possível realizar vários testes até encontrar a disposição que mais lhe agrada.
5. Tenha cuidado com os cabos
Hoje em dia, sabemos que a nossa casa está repleta de fios e cabos. Tendo isso em mente, já pensou que dor de cabeça seria se todos os cabos se misturassem e você precisasse ficar testando um a um até identificar cada um deles?
Para que isso não aconteça, organize os cabos da seguinte forma: os cabos pertencentes a um determinado aparelho deverão sempre estar juntos. Para uni-los, utilize elásticos, durex, barbante e coloque uma etiqueta identificando de onde vem cada um dos cabos.
Outra dica é tirar uma foto do cabo junto ao objeto ao qual ele pertence. Por exemplo, se você retirou um cabo do computador, tire uma fotografia desse cabo junto à entrada a que ele pertence. Isso facilitará sua vida caso, por algum motivo, os cabos se misturem.
6. Organize os parafusos
Outros objetos que costumam dar muita dor de cabeça são os parafusos. Basta perder ou misturar e pronto: uma grande dor de cabeça se instalará.
Para evitar que isso aconteça, separe de forma bastante cuidadosa os parafusos e embale-os em saquinhos plásticos. Com um caneta, anote a origem daqueles parafusos para que, caso eles se percam, sejam devidamente identificados.
Outra dica é já deixar os parafusos fixados junto ao móvel ao qual ele pertence na parte de trás ou na parte de baixo. Isso faz com que fique mais organizado e mais fácil o reconhecimento dos parafusos.
7. Faça uma caixa específica para a primeira noite
Provavelmente você não vai conseguir organizar tudo no dia da mudança. Na verdade, serão necessários vários dias até que as coisas fiquem mais acomodadas e você volte à sua rotina normal.
Dessa forma, prepare uma caixa para que você possa ter uma primeira noite mais tranquila e com os objetos mais necessários à sua mão. Nessa caixa, guarde escovas de dente, xampus, sabonete, chinelos, mudas de roupas, talheres, copos, pratos, remédios, toalhas, desodorantes, lençóis, cobertores e documentos.
Com isso, você poderá dormir mais calmamente para, nos dias seguintes, continuar a organizar a casa nova.
8. Contrate um box de armazenamento caso precise guardar móveis e pertences
Às vezes, algum imprevisto pode acontecer e você precisará sair da casa antiga antes de a casa nova estar definitivamente pronta. Nesse caso, você necessitará de algum lugar para armazenar os seus móveis temporariamente.
Assim, para guardar os móveis provisoriamente no processo de mudança de casa, pesquise e opte por um serviço de box de armazenamento. Seja para guardar móveis ou volumes, o self storage pode auxiliar no processo de mudança. Muitos serviços oferecem um depósito privativo em que você não precisa se preocupar com a segurança e a integridade dos móveis e/ou outros pertences guardados.
Seguindo essas dicas, com certeza ficará mais fácil organizar todo o processo de mudança de casa, tornando-o mais simples e menos estressante. A mudança de casa é o início de uma vida nova e é claro que você já quer começá-la com o pé direito. Por isso, é indispensável que o processo de mudança ocorra sem problemas e da melhor maneira possível.
Gostou do nosso texto? Você vai mudar de casa em breve? Já conhecia essas dicas ou conhece outras? Deixe um comentário!