Muitas pessoas sonham em comprar um apartamento na planta e poder deixá-lo conforme o seu desejo. A escolha de cada detalhe é a concretização de anos de muito esforço e trabalho duro. Assim, cada item se transformam em pequenos prêmios e recompensas por toda a dedicação.
Mas o que fazer se a entrega do apartamento atrasar? Como preservar as coisas que você se esforçou para conquistar, como móveis e eletrodomésticos novos?
Muitas pessoas passam por esse momento de desconforto e muito estresse. Confira neste artigo algumas sugestões de como você pode proceder caso isso aconteça com você.
Na compra de imóveis, os compradores também estão amparados pelo Código de Defesa do Consumidor. Isso quer dizer que, em caso de não cumprimento do que foi prometido, como o prazo de entrega, o cliente tem o direito de rescindir o contrato e receber a restituição da quantia que eventualmente tenha antecipado com as correções monetárias.
De acordo com advogados especialistas no mercado imobiliário, se o cliente entrar com processo na Justiça e comprovar o atraso, ele também tem direito a cobrar danos materiais (lucros cessantes) pelo prejuízo que teve — e até mesmo danos morais.
Por outro lado, se o comprador decidir esperar a entrega do apartamento, ele tem direito a uma multa de 2% sobre todo valor pago ou sobre o preço assinado no contrato, além de correção de 1% ao mês também sobre o mesmo montante. Ainda é possível cobrar reembolso por despesas com aluguel no período.
Também nesse caso, o consumidor pode pedir ressarcimento de danos morais por causa dos transtornos que passou. Muitos juízes têm obrigado as construtoras a pagar esses valores como forma de punição pelo desrespeito ao cliente.
Além dos direitos em relação ao atraso, o que o consumidor pode fazer, de forma prática, com a mudança? Muitas vezes os compradores ficam na casa de parentes ou amigos enquanto o imóvel não é entregue.
Mas raramente os móveis e eletrodomésticos cabem na hospedagem temporária. Então, onde é possível deixar a mudança até a entrega do apartamento? Uma alternativa é o self storage, uma solução de armazenamento de bens com privacidade, praticidade e segurança, pelo tempo que for necessário.
O modelo de negócio foi criado nos Estados Unidos na década de 60 e tem crescido em todo o mundo porque resolve de forma rápida, com comodidade e sem burocracia o problema de pessoas que precisam guardar seus objetos por um período.
Você pode alugar boxes do tamanho da sua necessidade para guardar móveis, eletrodomésticos, roupas, livros e outras coisas. Além disso, é você quem organiza seus objetos e tem acesso direto a eles sempre que quiser.
Com essa solução, você pode esperar a entrega do apartamento sem ter que se desfazer dos seus bens nem entulhar o seu sofá e a sua geladeira na casa dos seus pais.
Gostou deste texto e quer ficar por dentro de mais dicas como essas? Então assine a nossa newsletter e receba mais informações diretamente no seu e-mail.
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…