Gestão de estoque: como fazer o armazenamento correto?
O estoque é parte fundamental de um negócio: nele são guardados os recursos que serão utilizados na produção, evitando que a empresa tenha que parar a todo momento para realizar uma reposição de materiais. Logo, o estoque também pode ser um auxiliar no sucesso da empresa. Assim, não devemos tratá-lo como um simples depósito, ele também merece uma atenção especial, certo?
É por esse motivo que a gestão de estoque é tão importante. Essa pequena medida logística é capaz de ajudar na produção, evitar desperdícios e ainda garantir um armazenamento funcional para os insumos da empresa.
Então vamos aprender a fazer uma gestão de estoques eficiente?
Tenha uma estrutura apropriada
O mais importante na montagem de um estoque é ter um espaço definido para os itens. Dependendo do volume de material que vai ser guardado você pode usar uma sala vazia, galpões, prateleiras, armários ou um self storage.
O importante é que essa área seja usada só para armazenagem e que ela comporte a demanda de maneira organizada.
Crie padrões e regras de organização
Com um local definido para armazenagem, devemos tomar cuidado com a organização: é preciso estabelecer regras e padrões na hora de colocar os itens no estoque. Veja como:
- comece separando o material por categorias e proximidade. Folhas A3 e A4 devem ficar próximas, por exemplo;
- organize os itens pela utilização, o que é mais utilizado tem que ser fácil de acessar e quanto menos usado, mais difícil pode ser o acesso do material;
- mantenha o estoque sempre limpo e na temperatura adequada — caso seja necessário para a conservação dos materiais;
- crie regras de armazenagem e retirada: as pessoas que têm acesso ao estoque podem, por exemplo, anotar o que foi retirado, ou colocado, sempre que isso acontecer.
Identifique e controle os itens armazenados
Liste todos os insumos armazenados. A dica aqui é fazer tudo de forma online: é mais fácil controlar o estoque por uma planilha no Google Drive do que pelo papel que está colado do escritório!
Com o material listado e contado, e seguindo as regras de armazenagem e retirada que você já criou, é fácil ter o controle em tempo real do que ainda tem no estoque, do que está faltando e o que está parado a longos períodos — para esse último considere usar um self storage, como a Guardex, para evitar o acúmulo na empresa.
Planeje
Depois de algum tempo trabalhando com o estoque, você perceberá que alguns insumos têm um consumo fixo e outros são variáveis. Sabe o que isso significa? Significa que é possível prever a demanda por mais materiais.
Ou seja, com dados em mãos podemos planejar quando serão necessárias novas compras. Isso permite fazer acordos de fornecimentos mensais e, de quebra, conseguir uma barganha pelo fato de dar preferência ao fornecedor.
Faça a gestão de estoque e aumente a produtividade
Como deu para ver, um estoque otimizado ajuda até mesmo na redução de custos. Então, porque não usá-lo para aumentar a produtividade?
Todos os processos que olhamos aqui ajudam, mesmo que pouco, a evitar problemas na produção, ou seja, ajudam no aumento da produtividade. Dessa forma, se for mantida uma gestão de estoque que respeite essas dicas, a chance da produção ser beneficiada é muito grande.
E aí, gostou do conteúdo? Então, antes de colocar em prática tudo isso, dá um pulinho no Facebook e curta nossa página!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!