A gestão de custos e despesas é um processo importante para o desenvolvimento de estratégias de gestãofocadas no crescimento e desenvolvimento das pequenas e médias empresas.
Antes de pensar em como elaborar uma boa metodologia de redução de custos e despesas é necessário compreender a diferença conceitual existente entre essas duas expressões.
Enquanto o custo compreende todos os gastos necessários para a aquisição e produção do produto que é desenvolvido pela empresa, as despesas são todos os gastos relacionados à administração do negóciopropriamente dito.
Tendo clareza em relação à parte conceitual, fica mais fácil compreender a importância dos dois assuntos dentro do contexto organizacional. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com o objetivo de trazer dicas que vão ajudá-lo a reduzir custos e despesas de forma eficiente no seu negócio, além de demonstrar as consequências dessa mudança para o crescimento da sua empresa.
Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!
Tanto os custos quanto as despesas estão diretamente relacionados ao preço final do seu produto ou serviço. Dessa forma, a manutenção adequada dos valores pode representar maior competitividade no mercado, especialmente no que diz respeito ao preço final do item que é disponibilizado ao consumidor.
Como é de conhecimento geral, o preço de uma mercadoria é um aspecto que chama a atenção do consumidor final, por isso a diminuição de custos de produção pode ser interessante na estratégia de precificação da mercadoria.
Dessa forma, a gestão de custos auxilia na competitividade, uma vez que permite a precificação mais adequada do produto, trazendo eficiência em termos de preço final e representando um fator de diferenciação da concorrência.
O empresário só alcança eficiência na gestão do seu negócio a partir do momento em que conecta suas ações visando resultados a médio e longo prazo. Dessa forma, quando ele atua no sentido de reduzir despesas que são dispensáveis para a estratégia do negócio, o lucro da empresa acontece de forma espontânea.
Isso porque, com menos despesas, muitas vezes nem se faz necessário aumentar a vendas para atingir bons resultados. Assim, é possível colocar no mercado um produto mais competitivo sem investir, necessariamente, em estratégias de aumento de vendas.
Muitas vezes, uma pequena decisão estratégica e os ajustes de algumas arestas abertas dentro da gestão do seu negócio já são suficientes para alcançar resultados relevantes e que impactam diretamente no aumento do lucro e na melhora geral do desempenho do negócio.
Outro fator de extrema relevância e que é resultante da aplicação de uma boa estratégia de gestão de custos e despesas é a redução de riscos para o negócio.
Muitas empresas não conseguem manter suas atividades pelo simples fato de não buscarem conhecer a dinâmica dos seus custos. Sem esse conhecimento, a lucratividade e a gestão financeira ficam comprometidas e, consequentemente, o negócio fica ameaçado.
Assim, com o investimento em boas estratégias de gestão por meio da adoção de práticas que visem reduzir os custos e despesas para o negócio é possível obter uma redução de riscos e, consequentemente, alcançar a possibilidade de crescimento.
Outro fator que é diretamente influenciado pela prática de uma boa gestão de custos e despesas é a melhora na qualidade dos produtos e serviços. Você deve estar se perguntando qual é a relação entre esses dois temas, não é mesmo? Calma que nós explicamos!
Quando uma empresa segue uma rotina de administração e faz uma boa gestão de custos, consequentemente ela consegue ter mais qualidade nos produtos e serviços desenvolvidos.
Se o gestor tem ciência acerca de quais itens têm maior venda e quais apresentam melhor custo-benefício para a empresa, ele tem elementos que o permitem investir.
Além disso, com essa estratégia é possível investir um esforço maior naquilo que realmente importa, buscando soluções que visem à melhora do seu custo-benefício e o aumento das vendas, focando na satisfação dos consumidores.
Agora que você já compreendeu os conceitos e entendeu todas as vantagens de reduzir custos e despesas no seu negócio, chegou o momento de buscar compreender de que maneira você pode aplicar todas essas estratégias dentro da sua empresa.
Afinal, não basta saber como melhorar o desempenho financeiro do seu negócio se você não tiver elementos que permitam validar esse conhecimento.
Assim, o primeiro passo que deve ser adotado pelo gestor na aplicação de uma estratégia de redução de custos e despesas é conhecer a realidade do negócio. por meio de um mapeamento é possível identificar qual é a situação da empresa, quais são todos os valores envolvidos no processo de produção e comercialização do produto e em qual cenário a sua empresa está situada atualmente.
Conhecer essas informações e ter um panorama completo acerca dos custos e despesas é imprescindível para poder seguir para o próximo passo.
A segunda ação é a realização de uma avaliação sobre quais dessas despesas e custos são desnecessários ou prescindíveis no contexto de produção daquele item.
Nesse aspecto, vale a pena avaliar perspectivas como a questão da armazenagem de mercadorias dentro e fora da empresa, por exemplo. O que muitos gestores não se dão conta é que a armazenagem dos itens dentro da empresa costuma ter um custo extremamente alto para o negócio e é um fator de gasto que pode ser reduzido com a adoção de medidas simples.
Para ter melhores resultados, é válido buscar soluções de armazenagem em lugares que ultrapassam os limites físicos da empresa.
Hoje, o mercado oferece diversas opções e apresenta empresas de armazenagem que realizam esse tipo de serviço a um custo extremamente interessante e que pode representar uma grande redução de custos para o seu negócio.
Além disso, é necessário fazer uma análise geral sobre os gastos com a aquisição de insumos para a fabricação da mercadoria, com a redução de custos com pessoal, com a necessidade de investir em tecnologia e otimização de tarefas ou ainda com o uso de sistemas de automação.
Enfim, diversas soluções podem ser desenhadas e adaptadas à realidade da sua empresa, garantindo maior eficiência e agregando qualidade e precisão no planejamento financeiro da organização.
Você tem alguma dúvida sobre gestão de custos e despesas? Então, compartilhe conosco deixando um comentário neste post. Nosso time de profissionais está à disposição para sanar suas dúvidas e compartilhar experiências a respeito do tema.
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…