Erros de armazenagem: saiba como não guardar suas coisas
Que a nossa vida está cada vez mais corrida e nosso tempo mais curto não é segredo para ninguém. Muitas vezes, na pressa nossa de cada dia guardamos nossas coisas em qualquer canto ou deixamos nos lugares mais improváveis possíveis. Esses erros de armazenagem podem diminuir a duração dos objetos ou fazer com que se percam em nossa bagunça.
A ansiedade por se livrar logo das coisas e ver tudo organizado ou, ainda, a falta de experiência sobre as formas corretas e funcionais de acomodar nossos itens pode atrapalhar a organização dos ambientes. No empenho de deixar a casa toda arrumada, cometemos erros que sequer percebemos, mas que podem fazer toda a diferença tanto na durabilidade dos objetos como na organização dos espaços.
Confira, a seguir, os principais erros de armazenagem que cometemos em nosso dia a dia:
Não fazer um planejamento
Ok, você decidiu tirar um tempo para colocar suas coisas em ordem, mas não tem ideia por onde começar. Assim como tudo na vida, um planejamento é essencial até para organizar a casa, sabia? E a falta dele pode fazer com que você demore muito mais tempo que o previsto na realização dessa tarefa.
Antes de sair tirando tudo do lugar e espalhando caixas pela casa, planeje qual cômodo ou qual móvel vai organizar primeiro. Comece pelo mais urgente ou então pelo mais fácil — isso lhe dará ânimo para continuar o trabalho. Se o seu tempo é curto, defina prioridades.
O importante é ter um planejamento: hoje eu posso (ou preciso) organizar isso. E vá para o próximo item apenas depois que terminar o anterior. Assim, pelo menos uma parte da casa fica organizada, caso não haja tempo suficiente para terminar tudo de uma vez.
Armazenar roupas incorretamente
Além de ocupar espaços desnecessários, isso ainda pode danificar as suas roupas. Existem peças que precisam ser guardadas em cabides, como camisas e vestidos, enquanto outras podem muito bem ser dobradas e depositadas em gavetas ou prateleiras, como blusas de lã e de malha.
Não guarde roupas sujas e evite pendurar peças abertas ou desabotoadas, pois assim elas podem perder a sua forma. Além disso, não se deve colocar várias peças em um mesmo cabide. Acontece que, com o tempo, as roupas que estão por baixo podem estragar.
Calças jeans, camisetas, meias, casacos, roupas íntimas, enfim, cada peça deve ser depositada no armário ou guarda-roupa de modo que ocupem o menor espaço possível, mas que, ao mesmo tempo, estejam armazenadas de maneira correta e precisa.
Guardar muitos objetos sem serventia
Um dos erros de armazenagem mais comuns é guardar em excesso objetos sem utilidade. Por apego ou afeto, muitas pessoas têm o hábito de estocar itens antigos, como roupas, sapatos, livros antigos, enfim, uma variedade de coisas que não tem mais serventia alguma para suas vidas.
Esses objetos ocupam espaços importantes em seus armários e prateleiras, áreas que poderiam acomodar itens novos e necessários. Além disso, acumulam poeira e impedem que a energia do ambiente flua de forma natural. Por isso, na próxima vez que arrumar suas coisas, identifique aquelas que não têm mais utilidade e pratique o desapego.
Comprar organizadores ou caixas em excesso
Quando estamos focados em organizar nosso espaço e nossa casa, é comum querermos fazer tudo de uma vez e sair comprando caixas ou organizadores para nos auxiliar nessa tarefa. No entanto, esse é um comportamento que mais atrapalha que ajuda — se não houver real necessidade de adquirir esses itens.
Muitos objetos não precisam ser encaixotados, muito menos necessitam de organizadores. Então, antes de comprar esses materiais, verifique se realmente vai utilizá-los. Se não, serão apenas mais coisas que você terá que arrumar espaço para guardar.
Guardar sem separar
Aqui está outo item da lista de erros de armazenagem mais frequentes: guardar as coisas sem separá-las, ou seja, acomodar vários itens diferentes em um único espaço. Com isso, fica mais difícil localizar determinado artigo quando precisar dele e você corre o risco de perder objetos importantes no meio de outros mais irrelevantes.
Muitas pessoas cometem esse erro principalmente quando se trata de papéis, pois costumam juntar vários deles e amontoá-los em uma pilha organizada. O ideal é separar os itens por categorias, como contas, documentos, cartas, receitas, enfim, guardar cada coisa num lugar específico. Assim, quando precisar localizar um impresso importante, saberá exatamente em qual pasta procurar.
Não usar a criatividade
Seguir modelos e métodos de organização de outras pessoas pode até funcionar, mas o ideal mesmo é usar a criatividade e escolher uma forma de disposição que seja eficiente e prática para você. Afinal de contas, as pessoas têm perfis e necessidades diferentes e seguir ideias alheias podem até dificultar sua arrumação.
Por isso, procure identificar quando algo não está funcionando ou contribuindo com suas questões e encontre soluções personalizadas para suas rotinas de organização. Dessa forma, seus ambientes e suas coisas estarão sempre na ordem que você precisa.
Armazenar objetos importantes de maneira incorreta
Todos nós temos itens importantes para armazenar, mas nem sempre temos espaços suficientes em nossa casa ou apartamento, e acabamos guardando nossas coisas de forma incorreta. Atitudes como essa podem causar danos ou estragos em objetos valiosos e estimáveis.
Em situações assim, é recomendado buscar soluções de armazenamento como a locação de espaços adequados e privativos para acomodar nossos itens pessoais. Existem empresas especializadas no ramo que oferecem espaços individuais, depósitos temporários e outras opções de armazenagem que são boas soluções para guardar objetos com segurança e privacidade.
Além disso, um self storage pode funcionar como uma extensão de nossa casa para armazenar bens importantes e significativos.
Não se organizar diariamente
Não adianta nada perder horas no feriado ou final de semana colocando gavetas, armários e prateleiras em ordem, se no dia a dia você chegar em casa e deixar tudo fora do lugar. Organizar o ambiente e os espaços deve ser uma rotina, e não um evento esporádico.
Procure criar sistemas e processos possíveis de serem realizados diariamente. Desse modo, você não precisará perder horas preciosas procurando algum objeto importante, nem empregar seu tempo livre para organizar suas coisas novamente. Faça da organização um hábito e mantenha a disciplina em sua rotina.
Não pensar na praticidade
Organizar nossa casa priorizando a estética é um erro muito frequente. No entanto, o ideal é pensar na facilidade no momento de acomodar suas coisas e planejar a disposição dos objetos de forma funcional e prática.
Prezar pela beleza pode transformar sua rotina em processos complexos e demorados ao empregar muito tempo em atividades simples. Procure facilitar e otimizar a sua vida, deixando ao alcance os itens mais utilizados e essenciais de seu dia a dia.
Como vimos, alguns desses erros de armazenagem podem lhe trazer certos transtornos e até prejuízos. Portanto, vale a pena tomar providências para preservar suas coisas, principalmente aquelas que você conquistou com o seu suor. E agora que já sabe quais são os principais equívocos desse processo, procure não cometê-los.
Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso guia definitivo sobre como guardar suas coisas adequadamente.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!