Centros de distribuição e o papel do self storage
O desenvolvimento da logística como uma área estratégica para o sucesso de muitas empresas está diretamente ligada à evolução dos centros de distribuição. E a prática do self storage tem um papel decisivo na otimização dos centros como uma forma de reduzir custos e obter vantagem competitiva.
Mas, antes de falar sobre isso, vamos apresentar brevemente esses conceitos.
O conceito de centro de distribuição
Centro de distribuição é uma unidade construída em um local estratégico para:
- armazenar produtos;
- organizar a distribuição;
- otimizar o controle de estoque.
Trata-se de uma forma de centralizar o estoque, evitando que o fornecedor precise entregar poucos itens em diferentes unidades.
E mais: além de gerir a sazonalidade e evitar perdas ou falta de produtos, os centros de distribuição também podem reduzir custos com frete, manutenção e impostos, entre outras variáveis.
O funcionamento dos centros de distribuição
O funcionamento de um centro de distribuição acontece mais ou menos da seguinte maneira: a produção de um fornecedor pode ter diferentes destinos finais, entre clientes, pontos de revenda etc. Então, o fornecedor envia todo seu estoque para o centro de distribuição, que, por sua vez faz o despacho dos produtos para as unidades — filiais ou clientes.
Isso quer dizer que o centro de distribuição executa toda a rotina de gestão de estoque, que inclui:
- recebimento;
- armazenagem;
- separação (picking);
- expedição;
- documentação;
- carregamento.
A evolução dos centros de distribuição
Mas isso é só o começo; o conceito de centros de distribuição vêm evoluindo bastante desde então e — sobretudo com o crescimento das vendas on-line — têm ganhado outras caraterísticas.
Entre essas inovações, podemos citar:
Mudanças de layout
Muitas empresas têm notado que a otimização do espaço físico nos centros de distribuição pode aumentar a eficiência no atendimento aos clientes, que recebem seus pedidos com maior agilidade e com menos falhas.
Minicentros de distribuição
Outra solução adotada é a transformação de filiais, lojas e pontos de revenda em minicentros de distribuição, aumentando as possibilidades de distribuição e entrega, inclusive com a opção de retiradas diretamente nas lojas.
Self storage
Essa prática consiste na locação de um espaço para armazenamento próprio e tem sido adotada pelas empresas com diversas finalidades, inclusive a de usar esses locais (ou parte deles) como centros de distribuição, sempre com foco na redução de custos.
Os self storages na otimização da logística e da distribuição
Como sugerimos acima, uma maneira de reduzir custos em logística é incluir os self storages nos processos de distribuição, otimizando os centros. Eles permitem fazer o armazenamento adequado de produtos, cargas e bens com maior segurança, praticidade e flexibilidade.
Também são uma forma de centralizar as operações referentes às cargas em uma única empresa, que vai cuidar de questões como segurança e condições de armazenamento, garantindo uma localização estratégica e de fácil acesso.
Além disso, com a opção pelo self storage, não há necessidade de dividir o espaço com outras pessoas ou empresas, o que reduz o risco de comprometer as condições de armazenamento e a qualidade da carga.
Todos esses fatores, somados à facilidade de contratação, fazem com que a opção pelo self storage traga vantagem competitiva para o cliente, que tem acesso à sua carga de acordo com sua conveniência e privacidade.
Por isso, muitas empresas têm adotado os self storages para armazenar estoques e dar maior capacidade de armazenamento e dinamismo às unidades centrais.
E agora que você já conhece as vantagens do self storage para a evolução dos centros de distribuição, que tal se manter informado sobre as melhores soluções de logística para sua empresa? Assine nossa newsletter.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!