Coworking: o que é e como pode ajudar sua empresa a inovar
O mundo está mudando e o ambiente corporativo está mudando junto com ele. Veja por exemplo como a modalidade home office tem sido amplamente difundida nas empresas e, mais recentemente, como o coworking tem ganhado espaço nesse meio.
Se você ainda não conhece muito bem o conceito de coworking e como ele pode ser vantajoso e inovador para os negócios, então continue a leitura que preparamos sobre o assunto e entenda!
O conceito de coworking
Coworking é um espaço de trabalho alugado que possui toda a infraestrutura básica que uma empresa necessita para funcionar. A maioria possui telefones, forte conexão com a internet, sala de reuniões, máquinas de café e, é claro, mesas ergonômicas, próprias para o uso de notebooks.
O conceito inova ao sugerir uma modalidade de trabalho colaborativa, isto é, pessoas de diversas áreas trabalham em seus respectivos negócios, porém compartilhando o mesmo espaço.
Isso veio não somente para facilitar a vida de quem trabalha em home office e precisa de um ambiente adequado e que incite a produtividade para exercer sua função, mas também para facilitar a vida de funcionários que viajam a trabalho com frequência e empresas que precisam expandir mas ainda não possuem espaço físico para isso.
As vantagens desse modelo de trabalho
É fácil perceber as vantagens quando se trabalha em um espaço colaborativo, a começar pela conveniência, a economia e a troca de experiências e ideias.
Conveniência
Espaços de trabalho colaborativo são desenvolvidos para dar aos usuários a melhor experiência de trabalho possível.
Sendo assim, além de possuir boa infraestrutura, como já mencionado, esse locais já disponibilizam secretárias e a localização costuma ser bem estratégica, tanto para melhorar o acesso a companhias de entrega — frequentemente utilizadas — quanto para possibilitar uma rota facilitada em casos de reuniões marcadas com clientes e parceiros de negócio.
Economia
Quando uma empresa está dando seus primeiros passos ou quer expandir, é complicado arcar com os custos de um espaço de trabalho que tenha tudo o que é necessário para o crescimento da marca.
Nesse sentido, utilizar os espaços colaborativos é a solução ideal em termos financeiros, pois o aluguel mensal costuma ter um valor bem abaixo do capital inicial necessário para abrir um escritório adequado, por exemplo.
Troca de ideias
Justamente por serem colaborativos, esses espaços estão cheios de pessoas com experiências profissionais, ideias e pensamentos interessantes e diversificados, o que possibilidade uma interação e uma troca de ideias que seria impossível de outro modo.
Conhecer pessoas e construir um bom networking é um benefício indireto e, muitas vezes, a longo prazo, mas incrivelmente valioso para o sucesso de qualquer empresa.
Quando o espaço não é o bastante
O espaço disponível em coworkings certamente facilitam a vida de colaboradores e empreendedores de diversas áreas, mas quando esse espaço não é o bastante, como no caso de lojas virtuais, por exemplo, é importante pensar em uma solução alternativa.
É aí que entra o aluguel de um self storage. Nele, é possível acomodar documentos, móveis, e até objetos comercializáveis, como um verdadeiro estoque, sempre com segurança e todas as condições de armazenamento necessárias.
Sendo assim, unir o self storage e o espaço colaborativo pode ser justamente o que você precisava para começar, expandir ou inovar em seu negócio!
Agora que você conhece mais sobre as vantagens de trabalhar em um espaço coworking, saiba também como um self storage pode ajudar sua empresa e economize tempo e espaço!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!