Controle de estoque na empresa ainda é a melhor opção?
Em empresas e pontos de comércio, o estoque se conforma como peça essencial para o desenvolvimento de diferentes etapas e processos. Seja destinado para a guarda de produtos da empresa ou para repor mercadorias que serão vendidas, esse local de armazenagem deve ser sempre acompanhado de boas práticas de gestão.
Tal cuidado é determinante para o controle eficiente das ações de entrada e de saída de produtos, a fim de garantir a segurança e a disponibilidade dos mesmos. Você tem alguma dúvida sobre a melhor forma de fazer o controle de estoque na sua empresa? Confira abaixo as possibilidades e faça sua escolha!
Como funciona o controle de estoque na empresa?
Na necessidade de armazenar itens para reposição ou para uso futuro, muitos gestores aproveitam o espaço físico da própria empresa. Nessas condições, é preciso selecionar uma área interna específica e demarcá-la para que se mantenha sempre organizada.
Bastante comum em organizações de grande porte, essa prática só deve ser aplicada depois da análise de fatores importantes. Para te ajudar nesse processo, listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens de manter umestoque dentro da empresa:
Vantagens
Quem conta com estoque para a venda costuma temer uma possível falta de produtos. Por esse motivo, muitas empresas preferem manter um estoque interno, com a finalidade de repor rapidamente suas mercadorias e acompanhar de perto as condições delas.
Com acesso diário à área de armazenagem, é possível identificar, com mais detalhes, a falta ou o excesso de um produto e, a partir dessa observação, fazer os pedidos de reposição no tempo adequado — ou até mesmo adiar uma próxima aquisição de estoque.
Desvantagens
Considerando o custo da locação de espaços externos, muitos empresários mantêm estoque dentro da empresa com o objetivo de economizar recursos. O problema é que nem sempre isso ocorre, visto que boa parte dos produtos demanda condições de armazenagem bastante específicas.
Ao manter o estoque em um ambiente impróprio e improvisado, você corre o risco de sofrer prejuízos consequentes de danos e avarias nos produtos. Além disso, os espaços utilizados para a guarda de estoque interno quase sempre retiram uma boa área útil de outras atividades essenciais dentro da empresa, comprometendo, assim, toda a sua logística.
Qual é a melhor solução para o meu negócio?
Embora a possibilidade de manter um estoque dentro da empresa seja uma alternativa positiva no início das atividades, é fundamental que os gestores considerem a importância de contar com um local específico para isso. Mais do que economizar espaço dentro das dependências da empresa, a solução de terceirizar a estrutura de estoque permite que você dedique seu tempo de trabalho a atividades prioritárias.
Hoje, o mercado já conta com a praticidade dos serviços oferecidos por empresas especializadas no armazenamento seguro de bens. Conhecido como self storage, esse tipo de armazenagem é feito a partir do aluguel de boxes disponíveis em diversos tamanhos. Com eles, empresários de diferentes segmentos podem guardar mercadorias, documentos, produtos e até mesmo móveis da companhia durante períodos ilimitados.
Para isso, analise as opções de aluguel e conte com um plano livre da burocracia e de custos com luz, água, e IPTU de um contrato de locação tradicional. Entre os demais benefícios valorizados em um self storage, podemos citar: segurança otimizada dos bens, acesso controlado, flexibilidade de uso do box e armazenamento individual. Juntos, todos se tornam características fundamentais para uma ação de controle de estoque produtiva e eficiente.
Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!