Todo gestor de negócios que produz ou revende produtos sabe (ou deveria saber) da importância de gerir bem seu estoque. E não estamos falando apenas de controlar entradas e saídas, mas de profissionalizar a gestão do estoque da empresa com decisões estratégicas, como, por exemplo, a definição do valor de venda de um produto, a redução de desperdício com produtos fora do prazo de validade e o corte de gastos.
Para que as empresas consigam otimizar o valor dos seus produtos e ainda cortar gastos, elas devem fazer uso das diversas metodologias para controle de estoque. Entre as melhores, podemos listar:
A metodologia do Último que Entra, Primeiro que Sai (UEPS) é uma estratégia que prega que os produtos mais novos são os que devem ser vendidos primeiro. Apesar de permitir uma atualização constante do valor do produto e possíveis lucros maiores, essa prática é arriscada. Isso porque, além de rejeitada pelo Fisco devido à distorção dos lucros reais, deixa a empresa com possibilidade de prejuízos em razão do desperdícios de produtos perecíveis (que perdem sua validade) e da depreciação dos produtos sem validade.
Podemos pensar em duas situações negativas para ilustrar:
Uma concessionária que adota tal metodologia iria vender sempre os carros de modelos lançados mais recentemente, deixando os modelos mais antigos parados no estoque e desvalorizando o produto com o passar do tempo.
Um supermercado poderia perder muitos alimentos se utilizasse tal metodologia, pois venderia sempre os produtos recém-chegados e com prazo de validade maior, deixando estocados os produtos mais antigos e com prazos de validade cada vez menores.
Exatamente oposta à anterior, a metodologia Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS) é muito recomendada por evitar o desperdícios de itens perecíveis e a depreciação dos produtos sem validade. No entanto, os preços dos produtos são definidos de acordo com seus lotes, retardando as atualizações de preços se o estoque de determinado produto for considerável.
Similar à PEPS, a metodologia Primeiro que Vence, Primeiro que Sai (PVPS) é focada na redução do desperdício, principalmente de produtos perecíveis, pois baseia-se na ordem cronológica da produção. Assim, o primeiro lote a ser vendido deve ser sempre aquele mais antigo do estoque, ou seja, aquele que primeiro entrou e que, provavelmente, vai vencer primeiro.
Já a metodologia de Média Ponderada Móvel (MPM) é uma forma de administrar o estoque de forma inteligente, principalmente no que se refere à definição do valor do produto. De fácil implementação e muito utilizada, essa metodologia estipula o controle constante do estoque, atualizando sempre o custo do produto conforme novos lotes vão sendo agregados. Com isso, há uma rentabilidade mediana, porém, mais segura que as demais metodologias.
A metodologia Just in Time (Na Hora Certa, em português) é uma proposta que visa reduzir o nível de estoque ao mínimo possível. Assim, a produção ou a compra dos produtos é feita de acordo com a demanda de entrega.
Apesar de reduzir consideravelmente os custos da sua empresa com estocagem, essa metodologia oferece um risco grande às empresas que não têm processos de produção muito bem alinhados. Ou seja, elas podem ficar sem produtos para entregar ou matéria prima para sua produção.
É inviável definir qual das metodologias citadas acima é a melhor, ainda que seja claro que algumas delas são mais arriscadas ou oferecem complicações, como a rejeição do Fisco.
Portanto, a melhor entre as metodologias para controle de estoque na empresa é aquela que se adapta ao seu modelo de negócio. Por isso, é preciso fazer uma análise criteriosa e investir na automação para ter um controle de estoque efetivamente adequado e melhor.
Como a sua empresa realiza o controle de estoque? Deixe um comentário!
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…