Conheça 5 dicas para guardar roupas antigas ou fora da estação
Você vê o seu guarda-roupas sempre lotado, mas parece que não há nada que não é mais usado? Apesar disso, quando vai sair, tem a impressão de que não tem roupas adequadas? Isso pode ser um problema de organização, que não é difícil de ser solucionado se você aprender como guardar roupas antigas.
Não estamos falando de peças que você nunca mais usará: essas, se estiverem em bom estado, merecem ir para doação. Mas o que fazer com aquelas roupas destinadas a ocasiões específicas? Ou as típicas para determinada estação do ano?
Nesse rol entram os vestidos de festa, casacos grossos, cobertores, roupas da praia, entre outras. O ideal é que elas fiquem organizadas de forma a não atrapalharem o seu dia a dia com o guarda-roupas. Como não são peças usadas sempre, não precisam ficam “por cima” ou misturadas às outras. Deixe-as acomodadas, esperando a próxima oportunidade de serem vestidas.
Algumas pessoas até gostariam de se organizar dessa forma, mas simplesmente não sabem como começar a por a ideia em prática. Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas para dar um jeito de vez nesses itens. Confira!
1. Faça um rodízio de roupas
Você está disposto a arrumar o seu guarda-roupas uma vez a cada estação? Fácil, não é? Pois bem, basta que você faça isso colocando as roupas adequadas à temperatura atual em locais de acesso mais fácil e as do clima anterior mais para o “fundo”.
Dessa forma, você não vai precisar revirar o armário inteiro a cada vez que for se vestir. Basta organizá-lo no início da estação e buscar manter a arrumação até o final dela.
2. Escolha bem as “embalagens”
Pode ser que suas roupas fiquem mais bem organizadas se dispostas em pequenas caixas ou “gaveteiros”. Não é aconselhável guardá-las em sacos plásticos, pois ficam mais suscetíveis a embolorar. Cabides estruturados, malas e saquinhos com fechamento a vácuo também costumam ser uma boa pedida. Aqui vale tudo o que a sua criatividade mandar.
3. Troca e desapego
Existem algumas peças que, ainda que novas, acabam se tornando obsoletas. Quer um exemplo? Você comprou um vestido longo e já foi a 3 casamentos de amigos com ele. Nas fotos das redes sociais, lá está você, com o mesmo vestido nas 3 cerimônias.
Quando chega o convite para a próxima festa, embora você ache seu vestido lindo e ele caia bem com qualquer um de seus pares de sapatos e com a sua bolsa preferida, você começa a refletir.
Já se imaginou saindo em mais um álbum de fotos para redes sociais com o mesmo modelito? Sim, infelizmente vestidos de festas são peças que têm uma vida útil pequena e, após esse período, não vale a pena continuar a guardá-lo. Mas isso não significa que você deva simplesmente jogá-lo fora.
Você pode fazer um bazar com suas amigas para tocarem peças: elas também certamente têm alguma roupa que já as acompanhou em muitos eventos. E aquilo que já está batido para você será novidade para uma delas, e vice-versa. Outra opção é anunciar a peça em um desses sites de desapego. Você ainda ganha um dinheirinho extra para ajudá-la a comprar outro vestido para a próxima festa.
Assim como a situação descrita acima, existem outras situações que não nos permitem usar as roupas muitas vezes. Vendê-las ou trocá-las é uma decisão mais inteligente do que simplesmente deixá-las em um canto, ocupando espaço.
4. Saia do guarda-roupas
Se você tem uma casa espaçosa, nem todas as suas roupas precisam, necessariamente, ficar dentro do armário. Algumas pessoas têm cômodos extra em casa, que podem servir para acomodar um móvel para guardar as peças que você usa com menos frequência.
Isso faz com que o seu quarto não fique cheio demais, com cômodas, sapateiras e outros itens necessários quando o espaço no guarda-roupas não é suficiente. Mas ainda assim, é preciso ter cuidado para não tirar a desorganização do seu guarda-roupas e levá-la a outra parte da casa.
Essas vestimentas também não podem ficar em locais onde você precise mexer sempre, afinal, o fato de acomodá-las de forma que não atrapalhem perderia todo o sentido em uma situação dessas.
5. Conheça o Valet Storage
Agora vamos supor que você mora em um apartamento pequeno, onde não cabe um guarda-roupas muito grande e tampouco um cômodo extra para guardar o excedente. Nem sempre é possível deixar algumas coisas em seus pais: eles também precisam de espaço e você deve sair da casa deles de vez, ”de mala e cuia”.
Para pessoas nessa situação, uma opção plausível é o Valet Storage. Se você nunca ouviu falar nesse tipo de serviço, podemos explicar brevemente como ele funciona: tudo não passa de uma grande chapelaria.
Vamos supor que você tenha roupas (ou mesmo objetos) sazonais, que passam grande parte do ano apenas ocupando espaço em sua casa. O Valet Storage dispõe de armários onde você pode acomodá-las até o próximo uso.
Trata-se de uma iniciativa que ainda está se consolidando no Brasil. São empresas que podem manter seus itens seguros com uma taxa mensal para aluguel e manutenção do espaço. Elas costumam contar com garantia, que assegura a reposição dos seus pertences em caso de dano ou extravio, em um curto período de tempo. Além disso, algumas oferecem o frete pago até a sua casa quando você precisar retirar os itens para utilizá-los.
Interessante, não? Em termos mais simples, o Valet Storage funcionaria como uma espécie de extensão da sua casa, na qual você pode alocar objetos e ter a certeza de que vai conseguir resgatá-los da mesma forma em que os deixou a qualquer momento que precisar.
Entendeu o quanto o acúmulo de objetos em casa pode dificultar o seu dia a dia, seja na hora de limpeza ou mesmo para escolher com que roupa ir trabalhar?
Ser você gostou das nossas ideias para guardar roupas antigas, se sente que realmente o seu guarda-roupas anda lotado e desorganizado demais e você só está precisando e um “empurrãozinho” para dar um jeito nisso, conheça o Guardex, nosso serviço de Valet Storage!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!