Confira 8 erros comuns ao guardar objetos
Um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente é a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. E nesse frenesi diário, uma maneira inteligente de otimizar nossa rotina e aproveitar melhor o tempo é organizar nosso espaço de uma forma harmoniosa e planejada.
É muito comum, na correria do dia a dia, guardarmos nossos objetos de modo inadequado, armazenando no primeiro lugar vago que encontramos. No entanto, além de prejudicar seu uso, esse hábito nos faz perder tempo na hora de procurar determinado artigo.
Pensar e projetar soluções práticas na organização do lar contribui para esse processo e facilita nossa vida nos momentos em que precisamos encontrar algo importante, especialmente se estamos atrasados para algum compromisso.
Por isso, este artigo tem como finalidade apontar os 8 erros mais comuns que cometemos na hora de guardar objetos. Confira!
1. Não desapegar do que não se usa mais
O primeiro erro que muitos de nós cometemos é guardar objetos que não utilizamos mais. Seja por afeto, por pensarmos que um dia ainda vamos precisar de tal coisa ou mesmo por apego, é comum encontrar armários repletos de itens encalhados e inservíveis.
Além de ocuparem espaços importantes e essenciais em sua casa, esses artigos ainda acumulam poeira e impossibilitam que a energia flua em seu ambiente. Por isso, sempre que possível, reserve um tempo para separar objetos que não usa mais e pratique o desapego.
2. Amontoar vários objetos
Outro erro que está relacionado ao item anterior é amontoar vários objetos. Guardar muitos livros, revistas, DVDs, entre outros itens, aglomerados um em cima do outro é uma forma rápida de armazenar suas coisas, porém, nem um pouco prática.
Imagine ter que movimentar todas as suas roupas para pegar uma única peça que está embaixo da pilha, ou então, correr o risco de derrubar todos os seus livros ao tentar resgatar um título que está no meio dos demais. Complicado, não?
Outro risco ao adotar esse costume é a possibilidade de danificar o objeto, colocando peso excessivo sobre ele. Por isso, a prática de amontoar vários objetos deve ser eliminada de sua vida.
3. Não identificar as caixas corretamente
Nada pior que passar horas procurando por um objeto importante e não saber onde guardou. Muitas vezes, confundimos guardar com organizar, e acondicionamos nossos itens em embalagens sem identificação alguma.
Por isso, especificar os itens que armazenamos dentro das caixas é fundamental para não perdermos tempo em nossas buscas. O ideal é marcar do lado de fora das embalagens tudo que está sendo guardado dentro delas, ou então, manter uma relação dentro da caixa com todos os itens anotados.
Assim, será muito mais fácil e prático encontrar o que precisa, sem ter de movimentar a casa toda para isso.
4. Deixar objetos expostos
Armazenar os objetos corretamente é fundamental para prolongar sua vida útil. Por isso, proteger seus artigos de maneira adequada é uma forma eficiente de evitar que se deteriorem ou estraguem com o tempo.
Existem muitos materiais que podem auxiliar nessa tarefa, como o uso de jornais, papelão e plástico bolha. Ao guardar objetos revestidos com algum desses utensílios, a conservação e durabilidade serão muito maiores, e suas coisas ficarão protegidas dos efeitos do tempo, do calor e da umidade.
5. Buscar soluções de armazenagem
Muitas vezes temos objetos importantes e valiosos para guardar, mas não dispomos de muito espaço em nossa casa, apartamento ou empresa. Nesse caso, uma solução eficiente e prática é alugar um local adequado e privativo para acomodar seus itens pessoais ou mesmo do trabalho.
Existem empresas especializadas nesse ramo que oferecem box individuais, guarda-volumes, depósitos temporários, entre outras opções de armazenamento que são ótimas soluções para que você possa guardar objetos e itens importantes, com segurança e tranquilidade.
Conhecidas como Self Storage, essas empresas disponibilizam espaços privativos e temporários para acondicionamento de seus artigos pelo tempo que for preciso, de uma maneira mais econômica e sem burocracia. É uma opção segura e acessível de armazenar suas coisas, sem comprometer todo o espaço disponível em sua casa ou empresa.
6. Não considerar a funcionalidade
Um hábito muito comum é organizar nossos espaços prezando pela beleza, e não pela praticidade. Esse é um erro que transforma nossa rotina em processos complexos e demorados ao empregarmos muito tempo em atividades simples.
Quando organizamos um ambiente, o ideal é planejar a disposição dos objetos de forma prática e funcional. Ou seja, deixar os itens que mais usamos em lugares de fácil alcance ou rápido acesso.
Essa atitude é importante para facilitar sua vida e otimizar seu tempo, pois ao encontrar suas coisas rapidamente, seu tempo não é desperdiçado nessa tarefa. Então, organize seus armários, prateleiras e guarda-roupas de maneira funcional, priorizando sempre a praticidade e facilidade para encontrar seus itens.
7. Mudar o lugar dos objetos
Quando compramos coisas novas ou desapegamos de alguns artigos, é perfeitamente natural mudarmos os objetos de lugar, tanto para armazenar os itens novos ou ocupar os lugares vazios.
No entanto, mudar o lugar de suas coisas sem necessidade é uma prática que pode acarretar em mais desvantagens que benefícios. Cada item deve ter seu lugar específico, assim, evitamos que os ambientes fiquem desorganizados ou que nossos objetos se percam na bagunça.
Deixe para promover alterações apenas quando adquirir novos itens para sua casa ou quando liberar algum espaço, assim, a mudança será muito mais benéfica e prazerosa.
8. Possuir móveis demais
Ter móveis demais dentro de casa é um erro tão grave quanto acumular artigos em excesso. Primeiramente, essa situação cria uma falsa ilusão de que temos muito espaço disponível, nos instigando a armazenar coisas desnecessárias. Em segundo lugar, móveis demais ocupam grandes áreas e deixam os ambientes com aspectos poluídos e apertados.
Uma solução para aproveitar bem os espaços é investir em móveis multifuncionais, como armários planejados e camas box com armazenamento embutido. Dessa forma, é possível eliminar dois problemas de uma vez só: o aproveitamento dos espaços e a organização de suas coisas.
Armazenar objetos de forma adequada, prática e segura é um dos desafios do mundo atual, devido à quantidade de itens que costumamos acumular e também em razão dos espaços que tendem a ser cada vez mais compactos e planejados.
Por isso, encontrar maneiras de acondicionar os artigos importantes é fundamental para mantê-los seguros, protegidos e preservá-los da ação do tempo.
Esse artigo foi útil para você? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades mais eficientes para guardar objetos e planejar ambientes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!