Como se adaptar mais rapidamente à mudança de cidade?
Quando a família começa a crescer, é natural procurar por um apartamento maior, onde todos possam viver com conforto. Afinal, um lar para um casal com filhos precisa ter espaço e segurança para o crescimento saudável dos pequenos.
Na busca pelo imóvel perfeito, pode surgir a ideia de trocar não só de bairro, mas de município. E agora? Como se adaptar mais rapidamente à mudança de cidade e de que forma auxiliar as crianças nesse processo?
Acompanhe as dicas do nosso post!
Pesquise curiosidades sobre o novo endereço
Antes de se mudar definitivamente, pesquise informações sobre a sua nova morada. Você pode descobrir que vai morar próximo de um parque ou de um shopping com variedade de serviços, por exemplo.
É interessante que você conheça a localização da sua nova casa e quais são as vias de acesso mais fáceis para chegar até ela, o que ajudará também a definir o tipo de transporte que você utilizará. Ter esses dados em mãos vai ajudar você e a sua família a se sentirem mais seguros antes da mudança.
Explore a cidade
Depois que você tiver se estabelecido, comece a explorar a cidade. Veja qual é o mercadinho próximo, como é a feira de todo domingo, onde as crianças podem brincar, se há comércio na vizinhança, qual é o barzinho mais aconchegante ao lado da sua casa. Além de conhecer vários novos lugares, você se sentirá mais confortável na nova cidade.
Comece novos hobbies e participe de eventos culturais
Mudar de cidade é também a chance de mudar de rotina. Procure por hobbies que você possa adotar, de acordo com as possibilidades oferecidas pelo seu novo endereço. Por exemplo, se o seu novo bairro costuma organizar aulas de exercícios ao ar livre nos sábados pela manhã, por que não tentar? É a chance também de conhecer as pessoas que moram próximas de você.
Sempre que tiver disponibilidade, participe dos eventos relacionados à cultura. Pode ser que a sua cidade tenha tradição na produção de vinhos e organize festivais, ou que um certo estilo de música seja bastante presente e sirva de inspiração para eventos.
Participar dessas atividades é uma oportunidade para você conhecer pessoas que moram na cidade há anos, o que pode ajudar você a se sentir mais em casa. Além disso, você vai estar contribuindo para o fomento da cultura local.
Procure amigos de conhecidos e converse com os vizinhos
Se a mudança for para uma cidade onde você não conhece ninguém, procure por amigos de amigos e conhecidos. E nada impede também que você converse com seus vizinhos, com as pessoas que trabalham no seu prédio e com quem mais quiser. O diálogo é importante para criar novos vínculos e amizades.
Como explicar a mudança de cidade para as crianças
A mudança de cidade não deve ser traumática para os pequenos. Pelo contrário, você deve estimulá-los a enxergarem a mudança como algo divertido, pois eles terão a oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas.
Nunca minta
Não invente histórias ou fale para a criança que vocês estão visitando a cidade e logo voltarão para a anterior. Além de causar uma frustração desnecessária, a criança pode perder a confiança em você.
Converse
Explique para a criança o porquê da necessidade de mudança, conte como é a nova cidade e também esteja aberto para ouvir. É importante que os filhos tenham espaço para expressar seus medos, angústias e ideias sobre a mudança.
Desperte a curiosidade da criança
Mostre para os pequenos as novidades do novo endereço, as possibilidades de descobrir e de explorar lugares diferentes. Com essa postura, a criança se sentirá mais empolgada.
Dê importância aos vínculos
Não menospreze os vínculos já criados na escola ou em atividades extracurriculares. Reforce que amizades podem ser mantidas por telefone, e-mail e redes sociais, e que, eventualmente, a criança poderá visitar os amigos.
A mudança de cidade certamente não é uma tarefa fácil: é um momento que exige planejamento e uma alta carga emocional. Apesar disso, com alguns hábitos, você verá que a adaptação ao novo endereço será rápida e tranquila.
Gostou das nossas dicas para se adaptar à mudança de cidade? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos próximos posts!