Como melhorar a gestão de uma microempresa em 2018
Tão grande quanto o número de criação de uma microempresa é a quantidade de fechamento desse tipo de negócio em até um ano. A falta de gestão é um dos principais motivos desse número ser tão elevado.
Para gerir de forma eficaz um negócio é preciso estar atento a fatores internos e externos da empresa como a equipe, as finanças, o marketing, a logística, além de analisar constantemente a concorrência.
Fazer uso das melhores ferramentas e práticas disponíveis no mercado torna possível melhorar a gestão de uma microempresa.
Quer descobrir quais são as melhores práticas para aplicar agora no seu negócio ou na empresa em que você trabalha? Continue a leitura deste post e descubra 4 práticas certeiras!
1. Mantenha os gastos sob controle
O orçamento empresarial é um quesito que deve ser gerido constantemente. Para manter um planejamento financeiro adequado, o gestor precisa estabelecer metas e priorizar os gastos fundamentais para o bom funcionamento do negócio.
Para as microempresas com menos de um ano, esse tipo de prática é ideal, pois depois desse período é possível ter uma noção concreta dos gastos desnecessários e fundamentais da empresa.
2. Melhore a logística da sua microempresa
A gestão eficiente da logística vem se mostrando parte essencial para o sucesso de micro e pequenas empresas. Uma logística organizada e bem administrada pode melhorar outras áreas do negócio, que passam desde setores internos até o fortalecimento da relação com parceiros e clientes.
A logística também envolve o estoque e o armazenamento de produtos e materiais. Uma ótima solução é o Self Storage. Esse tipo de serviço possibilita alugar espaços modulares, que podem ser adequados facilmente ao espaço e ao tipo de produto ou material desejado, aliando baixo custo e segurança. O resultado? Redução de custos e facilidade de gestão.
3. Mantenha a disciplina administrativa
Você já obteve sucesso de algo sem disciplina? A resposta provavelmente é não. E no mundo empresarial não é diferente. A disciplina é um ponto crucial para o êxito profissional e pessoal.
Cada colaborar deve ter metas claras estabelecidas e indicadores de desempenho devem ser utilizados para saber como a empresa e cada área estão. Caso os indicadores saiam da zona de controle, medidas devem ser adotadas a fim de voltar a empresa para os trilhos.
É importantíssimo que os colaboradores estejam motivados a cumprir o sistema de gestão, pois o planejamento só poderá ser cumprido se todos os colaboradores realizarem suas funções estabelecidas antecipadamente.
4. Capacite os colaboradores
O treinamento e a especialização de funcionários são de extrema importância, afinal, as pessoas são o maior capital da empresa, e se capacitados e motivados, certamente darão à empresa um diferencial competitivo.
Com um efetivo enxuto, as micros e pequenas empresas necessitam ainda mais de colaboradores instruídos e especializados que possam desenvolver as tarefas com máxima eficiência.
Investir em workshops e treinamentos ainda é uma ótima maneira de reduzir custos, pois é muito mais interessante e rentável ter três funcionários devidamente preparados do que vários sem as devidas qualificações.
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