A umidade é um dos problemas mais comuns de um lar. Ela pode aparecer tanto no verão, durante a temporada de chuvas, quanto no inverno, época em que o sol é menos incidente e a casa passa a maior parte do tempo fechada por conta das baixas temperaturas. Preparamos este post para você evitar os problemas com a umidade e saber como evitar mofo em todas as estações.
Os mofos ou bolores são fungos que produzem manchas escuras nas paredes e nos móveis, ou manchas claras nas roupas e sapatos. Além do risco de perder as peças, o cheiro incomoda e pode causar problemas respiratórios. Por isso, confira como deixá-los bem longe de sua casa.
O sol precisa entrar em sua casa e o ar precisa circular. Sempre que possível, abra as janelas e as cortinas. Se o ambiente for escuro e pouco ventilado, com predisposição para acumular umidade, evite ao máximo cortinas e tapetes, pois só pioram a situação. No caso desses itens fazerem parte da decoração da casa, lave-os constantemente e os deixe secar bem antes de recolocá-los no lugar.
Use o ar condicionado a seu favor. Deixe-o ligado algumas horas por dia na função desumidificador.
Não encoste os seus móveis na parede de forma alguma. Mantenha-os a uma distância de 5 a 10 cm, para que o ar passe livremente entre os dois. Também procure deixar as portas de guarda-roupas e armários abertas por algumas horas todos os dias. Assim, a mobília vai arejar por dentro e você previne que as coisas armazenadas sejam atingidas pelo mofo.
Caso você precise proteger um móvel sem uso, evite o uso do papelão. Em vez disso, cubra-o com um lençol ou outro tipo de tecido.
Só guarde peças limpas e secas nos armários. Peças usadas, mesmo que por algumas horas, são suscetíveis ao mofo, pois qualquer vestígio de umidade pode se transformar em bolor. Os sapatos também devem ser limpos e arejados antes de serem guardados.
Outra dica importante é nunca armazenar roupas que você usa pouco em sacos plástico. Eles facilitam a proliferação de fungos. O ideal é guardá-las em sacos de tecido ou reaproveitar fronhas antigas. Para envolver o edredom, você pode usar um lençol.
Os supermercados vendem diversos antimofos que podem ajudar a afastar esse mal de sua casa. Mas além dos produtos industrializados, existem algumas alternativas caseiras. Você pode, por exemplo, utilizar bolas de cedro pois elas espalham um cheiro bom dentro dos armários. Lembre-se de secá-las ao sol sempre que ficarem úmidas. As pedras de cânfora também são uma opção que cumpre as funções de secar e perfumar.
Outra possibilidade bem barata é espalhar giz pelos armários e gavetas. Aquele mesmo, usado para escrever em quadro negro. A sua composição absorve a umidade, impedindo que ela permaneça no ar ou seja absorvida por outros objetos. Troque-os toda vez que eles deixarem de estar sequinhos.
Se o mofo já apareceu mas não for muito antigo, você consegue limpar e tirar a mancha. Você pode passar água sanitária nas paredes e em móveis que não correm o risco de perder a cor ou o brilho.
O vinagre e o suco de limão também são aliados poderosos. Eles conseguem tirar as marcas de mobília, sapatos e roupas. No caso das roupas, deixe-as de molho nessas substâncias por 30 minutos.
Os fungos são um problema muito chato, que pode acabar estragando os seus pertences. Mas não há motivo para a preocupação. Seguindo essas dicas, você vai saber como evitar mofo e deixar sua casa protegida.
Você já teve que lidar com mofos e bolores? Tem alguma dica ou dúvida? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…