Conheça as 5 melhores dicas para escolher um aluguel de depósito
Quem está pensando em escolher um aluguel de depósito para sua empresa sabe que não pode locar o primeiro ponto que encontrar, afinal, é preciso levar diversos fatores em consideração.
Por isso, além de conhecer muito bem o seu negócio e qual infraestrutura ele precisa para funcionar, deve-se saber como administrá-lo e como fazer as melhores escolhas em relação ao imóvel e ao ponto em que ele se encontra.
Confira abaixo algumas dicas para não errar e tomar a decisão correta, evitando assim muitos problemas de logística e diminuindo os custos com armazenagem.
1 – Pesquise o valor do aluguel de depósito
Conforme a região escolhida, o valor do aluguel pode variar bastante, mas se já optou por um bairro ou região específica, é preciso pesquisar muito, pois dois imóveis próximos e com características diferentes podem ter um preço de locação bastante diferente.
Pesquise em imobiliárias, empresas que trabalham com aluguéis, classificados e com diversos corretores para conseguir encontrar a melhor opção.
2 – Verifique as dimensões do depósito
O preço pode ser ótimo, mas se o espaço não atender as suas necessidades, de nada servirá. Pense no tamanho do seu estoque ou o tamanho necessário para armazenagem de todo o material e, somente após fazer esse cálculo, escolha os imóveis que visitará.
Outro fator a considerar é se precisa ser um galpão ou um local com divisórias para que acondicione de forma adequada tudo o que precisa.
3 – Considere o ponto
O ponto pode te trazer novos clientes, afinal, dependendo das pessoas que circulam no local, essa pode ser uma ótima opção de marketing. Além disso, pense em toda a infraestrutura que o depósito possui, como energia, água, serviço de telefonia, internet e outros.
Se precisar montar um escritório dentro do depósito e não tiver acesso a esses recursos, o trabalho ficará bastante complicado.
Um ponto de atenção é se existe espaço para carga e descarga ou se esse pode ser criado. Trabalhar de forma improvisada pode trazer problemas com os vizinhos e até mesmo multas por descumprimento da legislação.
4 – Compare as vantagens do self storage com o depósito de rua
É preciso considerar todas as opções de aluguel de depósito, pensando sempre no que é mais vantajoso. Optar por um self storage pode ter como vantagem o valor reduzido e a segurança já inclusa nos serviços oferecidos.
Já o depósito de rua permite a personalização e a divulgação de sua marca de forma mais visível, mas faz com que você precise investir na segurança, seja com câmeras, profissionais, alarmes, etc., além de precisar sempre de alguém para controlar o fluxo de pessoas que podem ou não circular pelo local.
5 – Tenha calma na hora de assinar o contrato
Não assine o contrato por impulso. Sempre busque negociar com o locatário o que for possível. Se precisar fazer uma reforma, tente abater esse valor do aluguel, diminuindo assim as contas da empresa.
O período do contrato também é bastante importante. Opte por uma locação de período menor e vá renovando conforme a necessidade, afinal, nunca se sabe quando o negócio poderá crescer e o espaço ficar pequeno.
Aqui vale lembrar que o self storage tem a vantagem de não ter contrato de fidelidade por longo tempo, facilitando no caso de ter que pagar multas em locações de depósitos convencionais, pois há opção de contratos mensais, que não exigem garantias, que possibilitam o aluguel de depósitos conforme a sazonalidade do seu negócio.
Adotando esses cuidados e sabendo negociar bem é possível fazer o aluguel de depósito contando com os melhores pontos e preços do mercado.
Gostou das dicas para não errar no aluguel do depósito e otimizar seu processo logístico? Assine nossa newsletter e fique por dentro de muitas novidades sobre gestão de estoque.