Sim, afeta! Mas vamos aprofundar um pouco mais essa questão. Afinal, a produtividade dos funcionários varia por vários motivos.
O local de trabalho, como você já deve saber, é uma segunda casa. Se não for a primeira! Você deve passar mais tempo interagindo com seu computador no escritório do que com qualquer pessoa da sua família.
Já que você precisa dedicar sempre 8 horas dos seus dias úteis para as tarefas realizadas no seu local de trabalho, é melhor que ele seja, no mínimo, confortável. E não falamos só de uma cadeira com rodinhas.
Há muita coisa que se pode fazer para ter um ambiente mais favorável à sua produtividade. Basta ter alguns cuidados em mente:
Algumas empresas, infelizmente, colocam tanto peso na produtividade dos funcionários que esquecem suas condições de saúde. Cadeiras ruins, luminosidade inadequada, pouco espaço para circular e colocar seu material, entre outros problemas, podem deixar qualquer funcionário do mês doente em meio tempo.
Mas você não é assim, não é? Você se importa com a saúde da sua equipe, especialmente porque é ela quem garante que tudo funcione. Sempre que alguém vier reclamar informalmente na hora do café sobre “aquele colega de cotovelo gordo”, dê uma olhada e veja se o problema não são as mesas estreitas.
A organização do ambiente também afeta o fluxo de trabalho dentro da empresa. Pense que, para chegar até um banheiro ou para beber água, você terá que passar desajeitadamente por todas as cadeiras, empurrando cada um de seus colegas. Nada agradável, não é? Imagine isso sempre que você precisar entregar um documento ou consultar outro setor.
Só o tempo perdido dessas viagens já prejudica muito a produtividade dos funcionários. Por isso tantas empresas reorganizam e liberam espaço do ambiente para que ele seja o mais livre possível. Não é só o ar que precisa circular.
Nem toda empresa pode ou deve adotar essa política, mas se você tem essa opção, por que não? Já existem muitas regras sobre como organizar uma mesa, sobre não colocar papéis de parede personalizados nos computadores da empresa, etc. Tudo limita o quanto cada colaborador pode personalizar seu espaço, torná-lo algo único.
Se você quer melhorar o engajamento da equipe, por que não deixar que eles personalizem o próprio espaço, com fotos de família e alguns bonecos? Claro, devem haver limites baseados na boa convivência e praticidade, mas você tem muito a ganhar ao dar um pouco de liberdade para sua equipe.
Por fim, lembre-se que a produtividade dos funcionários não depende só do seu local isoladamente. Quase toda hora alguém tem que se levantar de uma cadeira confortável e falar pessoalmente com o setor jurídico, com o RH, o marketing, etc.
Essas pessoas precisam saber onde encontrar quem. Por isso os setores são agrupados e bem divididos, evitando a típica perda de tempo de uma barata tonta.
Agora que você já sabe como usar o ambiente para melhorar a produtividade dos funcionários, que tal arrastar alguns móveis? Tem dúvidas ou quer compartilhar experiências e sugestões? Deixe seu comentário!
Para saber mais sobre organização, baixe agora o E-Book com os principais trechos do Best-Seller a Mágica da Arrumação de Marie Kondo. Um material exclusivo da Guardex para você.
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…