A promessa de abrir um e-commerce e, sem muito trabalho, alcançar o sucesso está um pouco distante da realidade. Os empreendimentos em solo virtual obedecem a mesma regra dos negócios tradicionais: é preciso ter uma estratégia eficiente. É um erro criar uma loja virtual sem um planejamento.
E como conhecimento é algo que se adquire com pesquisa e prática, desenvolvemos este artigo com as principais características que todo e-commerce de sucesso tem em comum. Confira!
Planejar é dar ao seu negócio um direcionamento, que começa com uma pesquisa relevante, capaz de estabelecer objetivos claros e um modo de operação que atenda as demandas do e-commerce. Sem ele, o empreendedor não possui um roteiro para seguir e avaliar se suas decisões estão de acordo com as expectativas.
Personas são as descrições dos perfis dos clientes ideais para o negócio. Elas apresentam as características e os anseios dos consumidores e podem resolver as necessidades de compra dessas pessoas. Definir bem as personas ajuda a direcionar os esforços de comunicação e a estratégia de venda do e-commerce.
Em linhas gerais, sem uma plataforma não há e-commerce. Há diversas disponíveis no mercado, capazes de oferecer serviços e condições para atender às necessidades dos empreendimentos. Atualmente, as mais utilizadas são baseados em Open Source e SaaS.
Todos os elementos do e-commerce precisam estar direcionados ao bom entendimento dos consumidores. A interface vai direcioná-los à compra de forma natural, com informações precisas e claras, que evitem que eles tenham dúvidas.
O consumidor precisa encontrar o que quer em poucos clique. Para isso, links, filtros que facilitem as buscas, textos, botões, fotos nítidas e demais elementos devem ser pensados para facilitar o processo de compra.
A forma como os produtos são dispostos na página inicial também auxilia nas vendas. O ideal é buscar o equilíbrio entre as necessidades de venda do empreendimento com as do consumidor. Produtos com preços e condições facilitadas podem ser explorados nesse momento.
A velocidade de carregamento das páginas é determinante para o interesse do consumidor, que nem sempre está disposto a esperar. Os grandes e-commerces já sabem que mesmo um produto atraente pode não ser comprado se o site demora pra abrir. Por isso, dinamizar o desempenho das páginas é fundamental para assegurar o sucesso do empreendimento.
Nada de mascarar ou deixar para incluir os preços finais do cliente. Descontos, valores referentes ao frete, dentre outros custos devem estar claros para evitar surpresas e garantir a venda.
As promoções são um chamariz para as lojas físicas e virtuais. É interessante explorar as promoções em datas comemorativas, mas manter algumas condições em diferentes períodos para compras acima de determinado valor — como o frete grátis, por exemplo.
Além de todas as características citadas, é importante que o negócio tenha controle sobre o seu estoque — isso vai desde a contratação de um software de gestão até o espaço físico em que as mercadorias vão ser guardadas.
Uma boa opção para quem possui espaços reduzidos — ou para quem quer manter o local de trabalho organizado — é a organização das mercadorias em boxes. Esse tipo de ação permite que o empreendedor tenha acesso ao estoque sempre que precisar.
As lojas virtuais que apresentam uma boa reputação vendem mais. Elas disponibilizam informações claras, apresentam bons produtos, atendimento eficiente, política de trocas e respondem aos questionamentos e reclamações.
Gostou das nossas dicas para ter um e-commerce de sucesso? Deixe um comentário!
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…