Depois de tanto procurar uma casa nova, encontrar o cantinho perfeito e negociar a compra ou aluguel do novo, o trabalho ainda não acabou — agora, é preciso pensar na mudança!
Geralmente, mudar de residência gera boas expectativas, renova os ares e traz consigo a possibilidade de viver momentos diferentes e ainda mais felizes em família. É como dizem — casa nova, vida nova!
Apesar desses pontos positivos, a mudança, se não for bem planejada, pode causar dores de cabeça, transtornos e prejuízos — principalmente se seus pertences forem extraviados ou danificados.
Portanto, se você vai fazer mudança em breve e deseja tornar o processo tranquilo e seguro, veja a seguir as nossas dicas para evitar perdas e danos — além de fazer com que o processo seja mais prático.
Planeje a mudança com antecedência
Previna as dores de cabeça apostando em um bom planejamento! Escolha uma data de mudança viável para organizar tudo, realize uma triagem em seus pertences, descarte o que estiver em condições ruins de uso e conservação, doe o que não quiser na casa nova, faça um inventário dos objetos e monte um cronograma com todas as tarefas indispensáveis até o dia da mudança.
Tal cronograma precisa incluir as etapas de seleção, embalagem, identificação dos pertences, etc. O ideal é que você comece a providenciar os detalhes da mudança com um a três meses de antecedência. Não deixe para a última hora!
Organize a mudança por cômodos
Se você encaixotar tudo de uma vez, sem nenhum critério, será difícil arrumar a casa nova. Além disso, sua rotina ficará muito comprometida até a data da mudança — já que você não encontrará, com facilidade, os itens que precisa no dia a dia.
Para contornar isso, organize a mudança cômodo a cômodo, sempre começando pelos espaços da casa menos utilizados. E assim, gradualmente, vá guardando os objetos que você não usa tanto. Lembre-se de colocar os itens semelhantes juntos, identificando as caixas com etiquetas!
Contrate especialistas para desmontar os móveis
Não vale a pena colocar um móvel em risco com a finalidade de economizar — pois, nesse caso, o barato pode sair caro. Contrate profissionais para desmontar os móveis e garantir a segurança no processo, evitando perdas e danos.
Depois da desmontagem, os acessórios, dobradiças, parafusos e peças originais devem ser guardados cuidadosamente, para serem usados posteriormente na remontagem do móvel, já na casa nova.
Proteja seus pertences
É comum que peças quebrem, descasquem ou arranhem nas mudanças residenciais, mas isso não irá ocorrer se os móveis e objetos decorativos estiverem devidamente protegidos. Para tanto, coloque os pertences em caixas de dimensões adequadas, usando plástico bolha e isopor para aumentar a proteção.
Vale destacar que as caixas precisam ser novas, já que caixas velhas podem esconder insetos, como baratas e traças. Por fim, identifique as caixas e, se o conteúdo for frágil e quebrável, não se esqueça de sinalizar essa informação com clareza na embalagem.
Escolha uma boa transportadora
Para simplificar a mudança e fazer com que tudo corra bem em termos logísticos, é indispensável contratar uma transportadora confiável. Isso aumenta — e muito! — a comodidade e a segurança no processo de fazer mudança.
Antes de escolher a empresa, solicite referências aos familiares e amigos, veja quais são as melhores transportadoras da sua região, peça orçamentos e compare preços, procure conhecer a reputação da empresa na internet e confirme o limite de volumes a ser transportado. Feito isso, tome sua decisão e analise todas as cláusulas contratuais.
Coloque tudo no lugar aos poucos
Não queira arrumar a casa nova da noite para o dia! Para que tudo fique perfeito, como você sempre sonhou, é importante ter calma. Você, enfim, conseguiu realizar o sonho de se mudar para uma residência melhor — mas nem sempre dá para organizar tudo de vez.
Talvez seja necessário transportar seus pertences aos poucos e analisar o que é mais adequado à decoração do novo lar. Enquanto isso, seus móveis e objetos podem ficar seguramente guardados em boxes, com tamanho e preço ideais para sua necessidade. A Guardex realiza esse tipo de serviço.
E aí, gostou das nossas dicas? Então, aproveite pra conferir também nosso post sobre self storage, o guarda-móveis moderno!
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…