O estoque é um dos principais ativos de uma empresa. Mas, infelizmente, a maioria dos empresários não dá o devido valor e acaba deixando essa área de lado. Um dos principais erros de controle de estoque é fazer a gestão sem alinhar informações com o setor de finanças e planejamento — e essa situação é mais comum do que você imagina.
Seja a empresa pequena ou grande, gerir o estoque de uma maneira eficaz é essencial para o sucesso de qualquer tipo de organização. Para te ajudar nessa tarefa, reunimos os principais erros em controle de estoque e as dicas para contornar essas situações. Confira!
Sem um inventário não tem como saber se o estoque de mercadorias está acima ou abaixo do necessário. O simples fato de anotar as entradas e as saídas já ajuda o empreendedor a ter noção do que precisa ou não ser comprado.
Esse erro pode gerar consequências graves, principalmente se o guarda estoque for de alimentos. Se os prazos de validade não forem acompanhados com bastante atenção, o armazenamento de mercadorias em excesso pode gerar grandes prejuízos.
A anotação pode ser feita de várias maneiras: desde uma tabela no Excel, com a lista dos produtos, ao uso de softwares especializados para esse tipo de controle. O importante é saber o que é preciso comprar para atender à demanda dos seus clientes.
Hoje, a tecnologia tem como principal objetivo otimizar os processos e aumentar a produtividade das empresas. Um dos erros de controle de estoque é o de utilizar um programa que não esteja alinhado às necessidades do negócio.
Com as ferramentas corretas e com treinamento dos funcionários, um software especializado em gestão de estoque aumentará a eficiência do controle. Pesquisar bastante antes de investir em uma plataforma é a principal recomendação.
Não basta ter um controle preciso da quantidade e dos tipos de produtos que você tem no estoque. A falta de organização no depósito ou em um estoque tudo é um fator prejudicial para qualquer tipo de empresa. Fica difícil encontrar mercadorias quando não há uma preocupação em manter tudo organizado e separado de acordo com a finalidade.
Nem sempre a empresa é o local ideal para manter as mercadorias em estoque. Às vezes, o espaço é reduzido e fica difícil fazer a limpeza e a manutenção. Em outros casos, a logística não bate com a rotina do local.
Persistir nesse tipo de erro pode gerar prejuízos financeiros, pois existem riscos de perda de produtos ou falta de espaço para alocar novas mercadorias. Nessa hora, o ideal é buscar um self storage ou em um estoque tudo para alocar seus produtos.
As principais vantagens da locação de um depósito são: preço acessível, segurança, localização e atende à necessidade de ter um espaço sem burocracia.
O estoque gera muitas informações relevantes sobre o negócio. Entretanto, um dos erros cometidos por empreendedores é não integrar o estoque com outras áreas.
Finanças, planejamento e logística são setores que podem tomar decisões estratégicas quando acompanham o fluxo de entradas e saídas de mercadorias. Desde que todos estejam alinhados, é possível fazer mais com menos e evitar estresses desnecessários.
Agora, você já sabe quais são os erros de controle de estoque mais comuns e que devem ser evitados! Deixe um comentário para gente caso você tenha ficado com alguma dúvida ou tenha alguma contribuição relacionada ao assunto.
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…