Quem mora em apartamentos pequenos sabe o desafio que é driblar a falta de espaço e manter tudo organizado. Se esse é um problema recorrente na sua casa, provavelmente você vive em busca de soluções criativas, não é?
Pensando nisso, resolvemos elencar algumas práticas de organização que podem ser aplicadas com facilidade e fazem uma grande diferença no cotidiano. Confira agora mesmo quais são elas!
1. Elimine a bagunça de casa
Em primeiro lugar, é importante que você faça uma grande faxina no apartamento, eliminando tudo o que não agrega valor para a sua vida.
Roupas que você não pretende mais usar, eletrodomésticos que não funcionam, brinquedos antigos… Enfim, tudo o que é possível vender ou doar ajuda a liberar espaço em seu apartamento.
2. Prefira móveis planejados
Comprar móveis para apartamentos pequenos é um problema, pois é preciso tirar medidas de cada espaço ou escolher entre um móvel e outro por não caber os dois.
Nesse sentido, buscar uma empresa que fabrique móveis planejados é uma boa solução, pois, além de deixar os ambientes bem mais harmoniosos, cada espaço pode ser aproveitado da melhor maneira.
3. Use espaços verticais
Quando o assunto é falta de espaço, as prateleiras altas são grandes aliadas. Quanto mais você aproveitar o espaço vertical de sua casa, mais organizadas as coisas serão horizontalmente!
No banheiro, por exemplo, é interessante instalar um armário aéreo na parte cima da parede, rente ao vaso sanitário e à pia, para armazenar o estoque de sabonetes, cremes dentais e papel higiênico.
Já no quarto, você pode instalar prateleiras até o teto em uma das paredes para organizar todos os sapatos, livros e itens de decoração — enfim, o que precisar ser organizado. O importante é saber explorar cada canto do seu apartamento com criatividade.
4. Utilize móveis funcionais
Se a ideia de instalar móveis planejados não atrai você, prefira, ao menos, adquirir peças multifuncionais. Dessa forma, você economiza espaço de maneira simples.
Camas com gavetas embutidas, mesas dobráveis, pufes que também funcionam como baú e armários com mesa de passar roupas embutida são exemplos de móveis que aliam beleza e funcionalidade. Portanto, vale a pena adotá-los.
5. Evite guardar muita coisa em apartamentos pequenos
Se depois de aplicar todas as dicas possíveis você ainda precisar de espaço e, ao mesmo tempo, não quiser se desfazer de alguns móveis e objetos com valor sentimental, existe uma solução simples.
O aluguel de self storages — que antes eram utilizados apenas por empresas — vem ganhando força entre as famílias que tem muitos pertences pessoais e pouco espaço para armazenamento em apartamentos pequenos.
Esses espaços apresentam ótimas condições de armazenamento, amplo espaço e, sobretudo, alto nível de segurança — ou seja, são perfeitos para guardar móveis, documentos, itens de decoração e o que mais você precisar tirar de casa.
Procure um self storage de confiança para ter a certeza de que seus objetos pessoais estarão seguros e seu apartamento mais organizado!
E então, gostou das nossas dicas de coração para apartamentos pequenos? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para conferir outros conteúdos interessantes em primeira mão!
Considerado por muito tempo como um modelo de trabalho ineficaz — sobretudo devido à cultura que se…
A crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos e a necessidade de…
Você pode achar que são coisas parecidas, mas existem diferenças importantes entre os serviços de…
Manter um negócio em pleno funcionamento demanda atenção e um bom planejamento financeiro. Assim, é…
Self storage para empresas é uma opção utilizada para resolver os problemas de armazenamento dos…
Otimizar espaços é tarefa simples, mesmo que pareça complexa em um primeiro momento. Hoje, é…