Formas de organização: como arrumar suas coisas por categorias?
Quem tem uma vida corrida sabe a dificuldade que é manter o lar sempre em ordem. Encontrar formas de organização pode ser complicado para alguns, principalmente para aqueles que têm o hábito da “acumulação”.
No caso de quem mora em apartamento pequeno, porém cheio de objetos, pode ser frustrante arranjar lugar certo para acomodar tudo. Mas sempre é possível. Dar a devida importância para o quesito organização é fundamental para nos auxiliar no dia a dia, pois todos sabemos como é irritante demorar horas para encontrar aquela pasta de documentos, não é mesmo?
Neste texto, você vai descobrir a importância da organização e algumas dicas para começar a pôr a sua casa em ordem. Vamos lá!
Desvantagens de não ser organizado
Ser uma pessoa organizada é extremamente positivo, sabia? Isso porque ajuda a tornar a vida mais produtiva e prática.
Muitas pessoas não possuem naturalmente esse traço em sua personalidade, o que pode tornar a simples tarefa de organizar a bagunça de um quarto, por exemplo, em um grande desafio. Só se percebem os prejuízos da desorganização quando a vida começa a ser constantemente afetada por ela. Você acaba se atrasando para ir ao trabalho porque sempre esquece algum item de uso recorrente.
Assim, aquela busca constante por objetos perdidos pode afetar a vida pessoal, social e profissional. As desvantagens são inúmeras:
- a desordem faz você perder um tempo desnecessário para encontrar documentos ou ferramentas;
- a falta de organização afeta a produtividade para quem trabalha em casa;
- a desorganização pode permitir que o lixo se acumule, tornando o ambiente carregado e pouco convidativo;
- a falta de critérios organizacionais, como colocar em destaque uma agenda ou lembrete, faz com que você perca datas importantes.
A importância de categorizar objetos
Categorizar significa separar os objetos por grupos de coisas parecidas. Nesse processo, você avalia e separa todos eles, da papelada até enfeites decorativos. Pode decidir quais artigos colocar sempre à mão e quais arquivar, criando ambientes mais “limpos”.
Ao categorizar objetos, você facilita a busca por eles no futuro. O segredo é não ter preguiça.
Formas de organização e tipos de critérios
Para organizar sua casa ou um determinado ambiente, comece seguindo três passos:
- Limpeza: revise tudo o que você possui; determine o que é realmente importante e o que pode ser jogado fora, doado ou vendido (como livros e roupas).
- Locais: providencie caixas e pastas para organizar grupos de itens específicos. Veja quais móveispodem servir para armazenar objetos.
- Categorização: estabeleça critérios para organizar seus itens. Por exemplo: contas que já foram pagas podem ser agrupadas juntas e arquivadas em um local de pouco acesso. Já as contas em aberto devem ser colocadas em uma mesma pasta, de fácil alcance, para que as pendências fiquem em destaque.
Você tem pouco espaço para muitos objetos. Então, como organizar tudo de maneira eficiente e agradável aos olhos? Utilizando a criatividade, é possível arranjar espaço para tudo. Alguns exemplos são:
- amarrar cachecóis em um cabide;
- enrolar roupas em vez de dobrar;
- utilizar caixas de sapato como organizadores de gaveta;
- empilhar verticalmente as camisetas dentro da gaveta;
- instalar várias prateleiras na parede;
- pendurar ganchos para bolsas ou roupas;
- transformar bancos em armários.
Quanto aos critérios de organização, eles devem ser definidos de acordo com o que faz mais sentido para você. Roupas podem ser dispostas de acordo com a cor (da mais escura até a mais clara) ou tipo (vestidos de um lado, calças do outro). Peças feitas para o inverno, como casacos pesados ou calçados próprios da estação, devem ser colocadas em locais de pouco acesso (como a parte alta do guarda-roupa).
No caso de documentos, eles podem ser separados por critérios como data e uso (frequente ou esporádico). Se você tem uma estante cheia de livros e DVDs, pode ordená-los de acordo com gênero (biografia, literatura nacional, idiomas etc) ou por ordem alfabética.
O critério quem escolhe é você.
Necessidade de descarte
Jogar algumas coisas fora pode ser necessário, caso o seu espaço seja limitado. Sendo assim, veja o que ainda tem utilidade e o que pode ser descartado, colocando os itens inúteis em uma sacola ou caixa.
Porém, fique atento ao descarte adequado de alguns itens específicos. Pilhas e baterias, por exemplo, podem ser perigosas se descartadas de maneira incorreta, pois contêm metais pesados em sua composição. Portanto, não devem ser jogadas no lixo comum.
Medicamentos também devem ser descartados em pontos específicos, como algumas farmácias. Muita gente descarta remédios no vaso sanitário achando que serão facilmente degradados na água. No entanto, muitas estações de tratamento não foram projetadas para eliminar esse tipo de produto.
Aplicativos que ajudam a organizar
Além dessas dicas, é possível contar hoje com o auxílio de inúmeros aplicativos de celular para organizar a vida de diferentes formas. Vamos conhecer alguns deles?
Homeslice
Este aplicativo foi feito para organizar tarefas caseiras e é ideal para quem mora com outras pessoas. É possível gerenciar compras e manter controle de objetos e alimentos.
Skoob
Uma espécie de rede social da literatura, onde é possível criar a sua própria estante. É possível separar os livros em categorias como: já li, quero ler, tenho, quero comprar, dentre outras. Também permite troca de livros entre os usuários.
O Pocket permite que você salve tudo que interessa, porém não tem tempo de ler ou assistir no momento. É como um organizador geral de bolso, reunindo artigos, vídeos ou links.
Organize sem frescuras
Originado a partir de um blog, este aplicativo auxilia na organização pessoal e da casa. Contém imagens inspiradoras de organização, função de checklist de limpeza, lista de supermercado, entre outras.
Considere utilizar um Self Storage
Neste sistema, a pessoa pode alugar espaços de vários tamanhos. Cada “box” atende a uma necessidade, sendo fechado por cadeado pelo locatário. Os boxes ficam disponíveis pelo tempo que o cliente precisar. O Self Storage é uma solução ideal para quem está mudando de residência, vai viajar ou não tem espaço suficiente em casa para guardar todos os pertences.
Conhecer formas de organização e tê-las como rotina é importante para tornar a vida mais fácil e produtiva. A ordem interfere no visual de um espaço, deixando-o mais atraente e capaz de gerar motivação. Além disso, ser uma pessoa organizada ajuda a ter controle sobre compromissos, espaços e prioridades.
Você gostou deste artigo sobre organização? Aproveite e leia outro texto sobre o assunto: “Como guardar as suas coisas: o guia definitivo“. Até a próxima!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!