9 características que todo e-commerce de sucesso tem em comum.
A promessa de abrir um e-commerce e, sem muito trabalho, alcançar o sucesso está um pouco distante da realidade. Os empreendimentos em solo virtual obedecem a mesma regra dos negócios tradicionais: é preciso ter uma estratégia eficiente. É um erro criar uma loja virtual sem um planejamento.
E como conhecimento é algo que se adquire com pesquisa e prática, desenvolvemos este artigo com as principais características que todo e-commerce de sucesso tem em comum. Confira!
1. Planejamento
Planejar é dar ao seu negócio um direcionamento, que começa com uma pesquisa relevante, capaz de estabelecer objetivos claros e um modo de operação que atenda as demandas do e-commerce. Sem ele, o empreendedor não possui um roteiro para seguir e avaliar se suas decisões estão de acordo com as expectativas.
2. Personas bem definidas
Personas são as descrições dos perfis dos clientes ideais para o negócio. Elas apresentam as características e os anseios dos consumidores e podem resolver as necessidades de compra dessas pessoas. Definir bem as personas ajuda a direcionar os esforços de comunicação e a estratégia de venda do e-commerce.
3. Plataforma eficiente
Em linhas gerais, sem uma plataforma não há e-commerce. Há diversas disponíveis no mercado, capazes de oferecer serviços e condições para atender às necessidades dos empreendimentos. Atualmente, as mais utilizadas são baseados em Open Source e SaaS.
4. Interface didática
Todos os elementos do e-commerce precisam estar direcionados ao bom entendimento dos consumidores. A interface vai direcioná-los à compra de forma natural, com informações precisas e claras, que evitem que eles tenham dúvidas.
O consumidor precisa encontrar o que quer em poucos clique. Para isso, links, filtros que facilitem as buscas, textos, botões, fotos nítidas e demais elementos devem ser pensados para facilitar o processo de compra.
5. Vitrine chamativa
A forma como os produtos são dispostos na página inicial também auxilia nas vendas. O ideal é buscar o equilíbrio entre as necessidades de venda do empreendimento com as do consumidor. Produtos com preços e condições facilitadas podem ser explorados nesse momento.
6. Páginas rápidas
A velocidade de carregamento das páginas é determinante para o interesse do consumidor, que nem sempre está disposto a esperar. Os grandes e-commerces já sabem que mesmo um produto atraente pode não ser comprado se o site demora pra abrir. Por isso, dinamizar o desempenho das páginas é fundamental para assegurar o sucesso do empreendimento.
7. Preços realistas
Nada de mascarar ou deixar para incluir os preços finais do cliente. Descontos, valores referentes ao frete, dentre outros custos devem estar claros para evitar surpresas e garantir a venda.
8. Promoções sazonais e regulares
As promoções são um chamariz para as lojas físicas e virtuais. É interessante explorar as promoções em datas comemorativas, mas manter algumas condições em diferentes períodos para compras acima de determinado valor — como o frete grátis, por exemplo.
9. Estoque organizado
Além de todas as características citadas, é importante que o negócio tenha controle sobre o seu estoque — isso vai desde a contratação de um software de gestão até o espaço físico em que as mercadorias vão ser guardadas.
Uma boa opção para quem possui espaços reduzidos — ou para quem quer manter o local de trabalho organizado — é a organização das mercadorias em boxes. Esse tipo de ação permite que o empreendedor tenha acesso ao estoque sempre que precisar.
As lojas virtuais que apresentam uma boa reputação vendem mais. Elas disponibilizam informações claras, apresentam bons produtos, atendimento eficiente, política de trocas e respondem aos questionamentos e reclamações.
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