Self storage: o que pode e o que não pode ser armazenado?
Muita gente já sabe que o self storage é uma boa solução para armazenar com segurança os objetos que estão ocupando espaço no ambiente de uma residência ou do trabalho — e isso ocorre porque os itens não podem ser simplesmente descartados ou jogados fora.
Mesmo cientes da praticidade e da comodidade de alugar um box em um self storage, é comum surgirem dúvidas relacionadas ao que é permitido ou não guardar no local. Será que é possível aproveitar a unidade de armazenamento individual do jeito que você quiser? Existem regras para conservar os itens no box?
Se você pensa em alugar um espaço como esse mas se questiona sobre o que pode levar para lá, vale a pena ler este texto até o fim e entender o que pode e o que não pode ser armazenado em um self storage. Confira!
O que é self storage?
Basicamente o self storage consiste em um espaço extra para a sua casa ou para o seu negócio. A unidade individual de armazenamento, chamada box, pode ser alugada tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas.
Dentro do seu box, a pessoa pode colocar objetos pessoais ou acomodar os móveis de um apartamento em reformas, por exemplo. Uma empresa pode se beneficiar de um self storage a partir do momento que tem um espaço para guardar documentos, por exemplo, ou usar o local como um complemento de estoque.
As companhias especializadas em self storage vêm ganhando espaço no Brasil, uma vez que garantem segurança e comodidade aos empresários. E é importante dizer que apenas a pessoa que aproveita o box tem acesso a ele — ou seja: quem não for autorizado pelo locatário (ou pela empresa) não tem acesso ao local.
O que pode (e o que não pode) ser guardado?
A priori, o box de self storage pode alocar qualquer bem da pessoa que o alugou. Mas é preciso ter algum discernimento na hora de fazer essa escolha! Não esqueça que existe um contrato assinado entre a empresa e quem aluga o espaço, o que significa que o locatário deve respeitar algumas regras.
Obviamente, itens ilegais não podem ser guardados no local (drogas ou armas sem licença, por exemplo). Também não devem ficar no box: animais, plantas, produtos químicos e/ou tóxicos, inflamáveis e explosivos. Afinal, há locais apropriados e com legislação própria para guardar itens inflamáveis, perigosos, perecíveis e vivos.
O box, quando alugado por uma pessoa física, é comumente usado para guardar móveis, roupas e outros itens pessoais que não cabem mais na residência. Muitas pessoas também utilizam o espaço para armazenar coleções ou pequenas bibliotecas, por exemplo.
Já para a pessoa jurídica, o box é ideal para armazenar documentos importantes para a empresa — como os dados de clientes, contratos ou processos —, assim como produtos. No local, muitas vezes são estocados itens quebrados, que ocupam espaço desnecessário dentro da empresa. Para quem não conta com espaço suficiente no local de trabalho ou possui um excesso de volume de mercadorias, o self storage pode ser a salvação!
Como se pode aproveitar a organização do local?
Quando bem utilizado, o box self storage pode até salvar a vida de uma empresa. Para ter certeza de que ele está cumprindo seu intuito, planeje bem a sua organização. É possível, por exemplo, colocar prateleiras e caixas a fim de estocar material, e pensar em uma forma inteligente de distribuição para o espaço.
Há ampla liberdade para aproveitar a área do box alugado! Mas o locatário deve verificar, bem na hora de alugar seu box, o que realmente deve ser guardado e o que pode ser jogado fora ou doado. Afinal, guardar coisas desnecessárias seria um desperdício de tempo e dinheiro.
Percebeu como é fácil ter um self storage e como ele pode ajudar a cuidar da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado sobre o tema!