Divórcio: 7 maneiras de se adaptar rapidamente à vida de solteiro
Seguir a vida separado de uma pessoa especial não parece ser fácil e, de fato, não é. Pequenas coisas e hábitos simples podem parecer muito diferentes agora, como se toda a realidade estivesse virada de cabeça para baixo. Mas, com o tempo e uma ajudinha das nossas dicas, você conseguirá se adaptar à vida de solteiro bem rápido e, até mesmo, gostar dela. Confira!
Comece a vida de solteiro com organização
Em primeiro lugar, tenha em mente que esse é um dos momentos mais importantes da sua vida. Você deve reavaliar tudo, especialmente as finanças e a divisão de bens. O ideal é refazer todo seu orçamento e começar a pensar em um novo plano no médio e no longo prazo. Considere principalmente os seguintes pontos:
-
Quem mudará de casa?
-
Com quem fica cada móvel?
-
Como ficará os seus investimentos e economias agora?
-
O que eu quero realizar daqui uns meses?
-
O que eu quero realizar daqui uns anos?
Se você está de mudança, leve em conta questões como a proximidade com a família, o tamanho do apartamento ou casa (lembre-se de que agora talvez não precise de tanto espaço), e quais objetos e móveis podem facilitar a sua vida.
Talvez você precise de menos coisas, mas também terá que fazer tudo sozinho. Então, é bom pensar em eletrodomésticos e métodos de organização para não se enrolar no dia a dia.
Com tudo bem mapeado na área financeira, você pode dar atenção aos seus sentimentos e família, que, com certeza, é o mais importante em tudo. Permita-se ficar triste e sentir tudo o que essa situação provoca, como raiva, angústia, melancolia, etc. Aceitar e entender suas emoções é uma das partes mais importantes para se preparar para a vida de solteiro.
Crie novas rotinas
Manter os antigos hábitos de casado é impossível e uma péssima ideia. Com todas as mudanças, essa é uma ótima oportunidade para refazer sua rotina, de modo que você se sinta mais motivado para continuar e tentar coisas novas.
Agora é o momento de mudar o trajeto do trabalho, se não mudou de casa; se inscrever em um curso ou na academia; reservar períodos de tempo para si mesmo e para a família. Cada pequena mudança é um progresso.
Assim como você replanejará sua vida financeira, procure fazer isso com seus hábitos também. Seja franco consigo mesmo e avalie quais práticas são saudáveis e quais não são. E aí já sabe: acabe com o que faz mal e adicione bons hábitos à sua rotina.
Fortaleça amizades
Pode ser que a relação com seus amigos fique estranha, já que, geralmente, um casal compartilha as mesmas amizades. No entanto, independentemente da nova dinâmica, é interessante investir em tempo de qualidade com seus velhos amigos e, claro, fazer novas amizades.
É agora que ter bons amigos por perto fará toda a diferença na sua vida. São eles que te apoiarão nessa fase de adaptação e serão seus maiores conselheiros. Também são essas pessoas que o ajudarão a conhecer gente nova e serão sua companhia em muitas ocasiões.
Faça uma limpeza no armário
Talvez você já tenha tirado boa parte das coisas que lembram seu ex do seu armário, certo? A proposta aqui não é só desapegar do que lembra o relacionamento anterior, mas também de tudo o que não tem mais uso.
Você pode começar tirando todas as coisas e as organizando novamente em três pilhas: para ficar, para doar e para jogar fora. A dica é doar ou jogar fora tudo o que não é usado há mais de seis meses. Se estiver em bom estado, considere passar para frente, mas se estiver muito maltratado, mande para o lixo sem dó.
Esse exercício ajuda, além de desatolar o armário, a dar uma sensação de renovação. Você terá mais espaço para guardar outras coisas novas e terá tudo bem organizado.
Se você sente que nem tudo deve ser doado ou jogado fora, mas ainda quer se afastar dos objetos que lembram a vida de casado, pode considerar guardar essas coisas em um box temporariamente. Seus pertences ficarão bem cuidados e você poderá visitá-los ou “resgatá-los” quando se sentir preparado.
Essa dica também vale para aqueles móveis que não cabem na sua casa nova, mas dos quais você não quer se desfazer. Ou também para aquele momento que você está procurando pelo novo lar.
Comece a fazer exercícios
Essa é uma dica que parece servir para todos os momentos da vida. E serve! Além dos benefícios para a saúde física e para a aparência, fazer exercícios também pode ser uma forma de conhecer pessoas novas e sair da zona de conforto.
Por isso, procure uma academia, um curso de dança ou luta que você sempre quis, comece a correr ou apenas saia para dar uma volta depois do expediente. É um tempo que você poderá dedicar a si mesmo e ainda pode conhecer gente nova. Tudo isso ajuda, e muito, na adaptação para a vida de solteiro.
Diga mais “sim” do que “não”
Existem muitas situações que já respondemos de forma automática, não é verdade? Nem pensamos e já recusamos um convite ou nem procuramos saber sobre eventos e atividades. Nesse momento de transição, um jeito legal de mudar a rotina e ter novas experiências é se propor a dizer “sim” para tudo.
Claro, não estamos dizendo para você aceitar convites que prejudiquem compromissos mais importantes. A ideia aqui é sair do automático. Considerar, antes de qualquer coisa, dizer sim e depois, pensar nos motivos pelos quais você não poderia ir.
Você começará a ver as coisas com um olhar diferente e perceberá que, para conhecer gente nova e reforçar as amizades, basta estar lá.
Aprecie sua própria companhia
Essa é, com certeza, a parte mais difícil de todas. Quando se passa tão intensamente e por tanto tempo ao lado de alguém, fica complicado até mesmo começar a entender como você é sozinho. Por isso, tire um tempo para si. Veja filmes que você gosta, cozinhe algo diferente, cuide da sua aparência, redescubra suas preferências e gostos!
Não tenha pressa de encontrar outra pessoa. Tenha em mente que não existe companhia melhor do que si próprio. Aos poucos, você começará a apreciar esse momento.
E não estamos falando apenas de quando se está com preguiça e quer ficar em casa lendo um livro, mas durante passeios e viagens também. Gostar de si mesmo é aprender a não se sentir mal por ir a lugares sem a outra pessoa.
Se adaptar para a vida de solteiro pode levar um longo tempo, assim como, demorou a se adaptar à companhia de outra pessoa. O processo pode durar dias ou anos, cada pessoa tem o seu tempo e ritmo.
Não se apresse para cair na balada ou encontrar outro par. Aproveite esse momento de transição para colocar a vida nos trilhos e traçar planos. Com as nossas dicas, vai ficar tudo mais fácil!
Gostou do nosso conteúdo? Tem mais ideias para se adaptar à vida de solteiro que não mencionamos? Deixe seu comentário!