Self storage: o guarda móveis moderno
Uma solução muito popular, principalmente nos Estados Unidos, vem ganhando cada vez mais força no Brasil: o denominado “self storage”. Opção personalizada de armazenamento, alugar um self storage pode ser muito bom para a sua vida pessoal ou mesmo para o seu negócio.
Quer saber do que se trata? Acompanhe nosso artigo de hoje e descubra tudo sobre o self storage!
O que é e para que serve o self storage?
O self storage consiste em um aluguel de espaço para autoarmazenamento, em que você pode locar um espaço individual – conhecido como box – e guardar o que desejar e o que couber no espaço. Uma empresa de self storage conta com diversos boxes e também com diferentes opções de tamanho, cabendo a você alugar quantos ou quais boxes quiser.
Além disso, o contrato normalmente é feito por mês, e quem aluga pode desistir quando quiser.
Um self storage pode servir para guardar documentos, guardar móveis, guardar roupas e objetos pessoais, e até mesmo guardar equipamentos e máquinas. Em alguns casos, podem ser úteis como estoque, temporário ou não, para empresas menores, como um e-commerce que esteja iniciando suas atividades, por exemplo.
Qual a diferença para um guarda-móveis?
Uma confusão muito comum diz respeito ao conceito de self storage e guarda-móveis. A verdade é que, em última análise, um self storage é uma solução muito mais completa, segura, conveniente e flexível do que um guarda-móveis. Quer ver?
Em um guarda-móveis, normalmente vinculado a uma empresa de mudanças, você aluga um espaço em um galpão compartilhado para deixar seus móveis por lá, enquanto faz aquela reforma na sua casa ou no seu escritório. Você, entretanto, não pode acessar quando quiser, e a segurança fica um pouco comprometida – se esquecer um documento importante na mesa que está no guarda-móveis, vai precisar contar com a sorte.
Já um self storage é uma opção individual em que somente você tem acesso ao conteúdo do seu box. Além disso, você pode entrar no seu box quando desejar, dentro dos horários da empresa, e pode retirar ou colocar mais móveis. No guarda-móveis, sua atuação fica totalmente restrita.
Como o guarda-móveis está amarrado a uma empresa de mudanças, o cliente deverá contratar um transporte e as embalagens junto com o serviço. O self storage, por sua vez, permite uma contratação muito mais simples e com o foco naquilo que você quer.
Quem pode usar um self storage?
Uma grande vantagem do self storage é que ele é flexível e adaptável para o uso de diferentes pessoas com objetivos distintos. Uma pessoa física pode usar o self storage para guardar seus móveis, suas recordações, os objetos que estão sobrando em casa, principalmente itens para uma futura mudança.
Já as empresas podem se beneficiar ainda mais desse aluguel de espaço. Médicos podem guardar prontuários passados dos pacientes, enquanto advogados podem guardar arquivo morto. Empresas em geral podem transferir parte dos seus documentos que estão ocupando espaço demais na empresa, assim como produtos, máquinas e itens de almoxarifado.
Assim, além das pessoas físicas, é possível ver profissionais autônomos, escritórios em geral, pequenas e médias empresas e até mesmo indústrias contratando unidades de self storage para garantir melhor utilização dos seus recursos.
O self storage é uma solução para quem busca um espaço de armazenamento seguro, conveniente e flexível para diferentes necessidades. Diferentemente de um guarda-móveis, você tem total autonomia sobre o acesso ao seu box e pode armazenar os itens que forem mais importantes para a sua situação.
Quer ter mais dicas sobre self storage? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades na sua caixa de entrada!